logo_ACMA Associação Cearense de Magistrados (ACM) realizará um ato de apoio à juíza titular da Comarca de Redenção, Deborah Guarines, no dia 5 de setembro, sexta-feira, às 10h, no Fórum Vicente Nogueira Sales, em Redenção (63 km de Fortaleza). Os magistrados prestarão solidariedade à colega, que vem sofrendo ameaças desde março deste ano.

As intimidações estão ligadas à atividade judicante da magistrada, partem de pessoas investigadas em processos criminais sob responsabilidade de Deborah Guarines. Tratam-se de suspeitos de crimes como formação de quadrilha armada, porte de arma de uso restrito, extorsão, roubo a banco, ameaças e homicídios.

A ACM emitiu uma nota pública referente ao caso na terça-feira, 2 de setembro, em que apela, por medidas de segurança para resguardar a vida e a integridade física da juíza, ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, à Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará, ao Tribunal Regional Eleitoral e à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

“É preciso garantir segurança aos juízes para que, livres de quaisquer pressões, possam exercer a relevante função social de fazer justiça, nesse caso punir criminosos”, destaca o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo.

A categoria visa evitar mais um caso de morte de magistrado no exercício da profissão, como o assassinato da juíza Patrícia Acioli, em 12 de agosto de 2011, em Niterói (RJ). Ela era rigorosa no julgamento de integrantes de grupos de extermínio e o homicídio gerou comoção nacional.

 

Ato dos juízes em solidariedade à colega titular da Comarca de Redenção
Data: 5 de setembro (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Fórum Vicente Nogueira Sales – Rua Padre Barros, 264, Redenção (CE)