IMG_4449

Participação dos magistrados foi intensa

Dois dias, em meio ao cotidiano exaustivo do fazer judicante, destinados a refletir e encontrar meios de melhorar a qualidade de vida de juízes e desembargadores. Assim ficou marcado o IV Encontro da Magistratura Cearense (EMC 2013), realizado pela Associação Cearense de Magistrados (ACM), nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). A participação dos magistrados, com lotação dos 300 assentos na abertura e um maciça presença durante toda a programação, demonstrou o interesse pelas discussões.

Sobressaíram as três palestras com temáticas ligadas ao estresse, proferidas pelos psiquiatras Augusto Cury, Ana Beatriz Barbosa e Marilda Lipp. Augusto Cury destacou, em sua apresentação na abertura do encontro, no dia 17, a gravidade da sobrecarga de trabalho, manifestando preocupação em relação aos magistrados. Segundo ele, o excesso de atividades, além do excesso de preocupações, informações e até mesmo o uso constante de celular e internet, são as causas da ‘síndrome do pensamento acelerado’. “Há milhares de pessoas que estão em processo de falência mental porque suas mentes não desligam”, alerta.

“Ninguém tem noção do volume de trabalho de um juiz, as pilhas de processos. Falam que é um privilégio ter duas férias por ano. Se vocês não tivessem essas férias, enlouqueceriam. Como é que um juiz vai estar louco julgando?”, arrematou a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa. A especialista proferiu a palestra inicial do dia 18.

Os participantes destacaram a relevância do evento. “É uma responsabilidade muito grande, uma carga volumosa de trabalho, a realidade é muito desgastante. Os temas que foram trazidos pelo encontro favoreceram para vermos que é uma situação não só nossa, dos recém-ingressos na magistratura, mas comum a toda a categoria”, avaliou o Juiz Wildemberg Ferreira de Sousa, da Comarca de Jaguaretama. “O encontro foi superior às minhas expectativas, num momento crucial pelo qual nós estamos passando”, acrescentou a Juíza Rita Emília de Menezes, da 1º Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza.

“Imagino que a nossa intenção tenha sido atingida, de despertar na mente dos nossos colegas a preocupação com seu próprio bem-estar, sua saúde. A Associação espera ter contribuído para instigar o sentimento de autopreservação. É um debate que tem que ser mantido permanentemente. A questão da saúde se sobrepõe a quaisquer outras. Sem saúde nós não conseguimos realizar nossas metas e entregar a prestação jurisdicional com o devido esmero”, avaliou o presidente da ACM, Juiz Ricardo Barreto.

Exercício do alívio
Além de fórum de discussão sobre bem-estar, o encontro propiciou aos participantes um momento de relaxamento, que foi o ponto alto da palestra da psicóloga Marilda Lipp. A especialista convidou os juízes a sentarem em posições relaxadas, fecharem os olhos e procurarem, em cada parte do corpo, onde estava localizado o foco do estresse. Em seguida, Lipp orientou maneiras de, por meio da respiração, buscar alívio em momentos de estresse.

Palestrantes da área do Direito acrescentaram outras perspectivas, como o Juiz Mantovanni Colares. Abordando o processo eletrônico, ele defende que tal recurso não é o adequado para contemplar a análise humana que demanda o ato de julgar.

Já o Desembargador Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Cláudio Baldino Maciel, falou sobre as relações interinstitucionais que integram o exercício da magistratura.

Mídia
O jornalista e escritor Caco Barcellos encerrou o encontro, no dia 18, agregando uma reflexão sobre a interface entre Judiciário e imprensa. Barcellos pontuou que visualiza um recorte de classe social na elucidação dos crimes de homicídio, consistente no que chamou de “quadrilátero”, que seria formado pela polícia, Ministério Público, imprensa e Poder Judiciário.

Vida em teatro
Em outro momento especial, durante a abertura do EMC 2013, o cotidiano atribulado dos juízes foi representado numa esquete, com a atuação de dois atores. A identificação com a narrativa traduziu-se em aplausos, com a plateia de pé.

Participações especiais
As palestras do dia 18 contaram com os seguintes presidentes de mesa e respectivos palestrantes: médica Riane Azevedo (Ana Beatriz Barbosa), Juíza Ângela Sobreira (Mantovanni Colares), Desembargador Haroldo Máximo (Desembargador Cláudio Baldino Maciel) e Juiz João Ricardo Costa (Caco Barcellos).

Encerramento festivo
À noite, um jantar dançante no Alice’s Buffet coroou o êxito do EMC 2013. Os participantes confraternizaram-se ao som da atração musical Demetrius Linhares e Banda.