20160222_OP_Opiniao_

 

ARTIGO
76 juízes e 1,5 milhão de cearenses beneficiados

Fevereiro de 2016 será um marco para o Judiciário e, principalmente, para o povo cearense. A partir do dia 25 deste mês, 76 novos juízes passam a compor os quadros do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Irão todos para cidades do Interior e de pequeno porte, chamadas no mundo jurídico de Entrância Inicial.

A chegada desses magistrados representa muito mais do que 76 municípios agora com autonomia de atendimento judicial. Significa 1,5 milhão de cearenses com acesso direto à Justiça. Antes, todas as demandas processuais dessas pessoas, por menores que fossem, eram recebidas e apreciadas por juízes de localidades vizinhas.

É bem verdade que essas populações nunca ficaram desamparadas quanto à atuação da Justiça por conta do empenho dos juízes das cidades vizinhas em atendê-las. Mas também é verdade que o ingresso dos 76 magistrados facilitará o alcance dessas pessoas a uma estrutura até então existente apenas noutros lugares. Ganha-se em tempo e cidadania.

Temos ciência da ainda delicada situação econômica do Brasil, da qual todas as cortes judiciais do País não estão imunes. Mas dar posse a esses juízes é um compromisso pessoal, enquanto cidadã que almeja e trabalha por um Ceará melhor e de todos, e de uma gestão iniciada em fevereiro de 2015 sob a égide da aproximação com o contribuinte, a transparência e o diálogo franco.

Com os novos magistrados, a falta de juízes na Entrância Inicial cearense será resolvida quase que totalmente. Dos 82 municípios hoje atendidos por comarcas vizinhas, somente as cidades de Acaraú, Barreira, Pacoti, Pentecoste, Pindoretama e São Luís do Curu permanecerão nestas condições depois da posse do dia 25.

Nós estamos trabalhando arduamente para tornarmos nosso sistema de Justiça mais célere. A chegada desses colegas é, portanto, um sinal claro do quão melhores serão os nossos trabalhos daqui pra frente, já que mais e mais cearenses estarão amparados pela lei. Se precisarem dela, não hesitem em acioná-la. É direito seu!

A lista completa das 76 cidades beneficiadas pelos novos juízes, você pode acessar no site oficial do TJCE na internet. O endereço é www.tjce.jus.br. A solenidade de posse dos 76 juízes ocorrerá durante sessão do Pleno do Tribunal, no Palácio da Justiça, no bairro Cambeba, em Fortaleza. Celebre conosco!

Iracema Vale

[email protected]
Desembargadora, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

 

Fonte: O Povo