Com o intuito de promover uma educação que transforme a realidade social brasileira, a juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Caucaia, Deborah Salomão, está realizando palestras em escolas municipais sobre o combate a violência doméstica.
Já foram realizados três encontros para alunos de escolas públicas do Município, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, reunindo mais de 100 estudantes das Escolas Celina Sá Morais e Luzia Correia Sales. A iniciativa, que partiu da própria magistrada, tem por objetivo conscientizar os jovens sobre o dilema da violência doméstica, que também pode afetar crianças e adolescentes e não apenas as mulheres.
Deborah Salomão entrou em contato com a Secretaria da Educação após perceber uma série de processos em que os filhos também sofrem violência doméstica, e a ideia das palestras foi aceita pelo órgão, que inclui a violência contra a mulher como um tema transversal no currículo da educação.
O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Hercy Alencar, reconhece a importância do tema e parabeniza a magistrada pela iniciativa: “O papel dos juízes não pode se limitar apenas ao sistema de Justiça. É fundamental que sejamos também agentes sociais ativos e transformadores da realidade. Realizar palestras sobre um tema tão importante e atual é um trabalho digno de reconhecimento e apoio da ACM.”