Magistrados do Ceará durante o CBM 2022

Comitiva de juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará participaram do Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador

Entre os dias 12 e 14 de maio, magistrados de todo o Brasil se reuniram em Salvador para o XXIV Congresso Brasileiros de Magistrados, o CBM 2022. Mais de 40 associados da Associação Cearense de Magistrados (ACM) estiveram presentes no evento. O CBM 2022 retornou depois de 4 anos, com a ampla e significativa participação de figuras importantes do direito nacional, como os ministros do STF, representantes das 27 associações da magistratura estaduais e federais e outras lideranças do judiciário.

O evento, organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), teve seu primeiro momento um dia antes da programação oficial. O presidente da ACM, Juiz Daniel Carneiro, esteve presente no encontro dos conselhos estaduais, levando pautas de interesse de magistrados e magistradas cearenses.

Já o primeiro dia do evento foi marcado pela Conferência Magna apresentada pelo Presidente do STF e Presidente do CNJ, Ministro Luiz Fux. O ministro ressaltou a importância da magistratura para o Estado Democrático de Direito. “A Justiça é a última porta que o aflito tem para bater. Não há democracia sem Justiça. Onde não há juízes, não há democracia, não há ordem e não há paz”, disse. Durante a sua participação, o Ministro também destacou a importância da soberania popular, a garantia da segurança jurídica para investimentos no país e os direitos e prerrogativas da magistratura.

Os demais dias do evento contaram com diversos painéis e encontros que trataram de temas atuais para a magistratura como Justiça na Era Digital, com o Ministro do STF Luís Roberto Barroso, Justiça e Economia, Democracia e Eleições, com Ministro do TSE Edson Fachin e Estado Democrático de Direito com o Ministro do STF Dias Toffoli. O congresso também contou com momentos de lazer durante os quatro dias, que incluiu o show do cantor Bell Marques.

Os associados e associadas da ACM que participaram do CBM 2022, festejaram a realização do evento e a possibilidade de prestigiar pessoalmente o congresso.

A juíza Leila Corado, que foi à Salvador com a sua filha, celebrou: “está sendo maravilhoso e gratificante nos reunirmos passado esse período mais grave da pandemia. Minha Beatriz está amando!”, disse.

Já o Juiz Júnior Queiroz festejou a possibilidade de encontrar tantos magistrados em um mesmo evento: “esse momento é um alento para profissionais de uma atividade que é desempenhada de forma tão solitária e aqui podemos reforçar os laços com magistrados, com trocas de experiências e o fortalecimento do caráter nacional da nossa atividade” , afirma.

A Juíza Flávia Setúbal destacou a participação significativa dos magistrados do Ceará no CBM 2022: “é uma honra estar no congresso juntamente com mais de 40 colegas cearenses, reunidos aqui para aprender, trocar ideias, informações e aproveitar os eventos culturais, em uma terra tão cheia de magia que é a Bahia”, relata.

A Magistrada Francy Farias ressaltou a reunião de magistradas de vários locais do Brasil: “é uma maravilha essa interação com mulheres de todos os estados, é uma felicidade poder participar dessa troca de conhecimento e experiências, sem falar no conteúdo científico, cultural e de lazer que é um máximo!”, contou ela.

O Juiz e ex-presidente da ACM, Ricardo Alexandre, celebrou o momento de confraternização e interação entre os magistrados: “é uma alegria poder encontrar tantos colegas e amigos nesse período pós-pandemia. Um momento de congraçamento da magistratura, mas também de muito debate sério e muitas reflexões sobre a nossa carreira e sobre o que permeia o estado democrático de direito brasileiro.” resumiu o magistrado.

A Juíza Priscila Cavalcante destacou a possibilidade de interagir com magistrados de outros estados: “conseguimos encontrar colegas de outros locais para conversar sobre dificuldades, vantagens e benefícios relacionados à carreira da magistratura em busca de soluções. Também tivemos a oportunidade de conhecer os ministros do judiciário e a presidente da AMB… então, foi uma oportunidade muito importante para pensar e discutir a atuação da nossa magistratura”, explica a juíza.

O presidente da ACM, Juiz Daniel Carneiro, ressaltou o momento de integração da magistratura. “Esse não foi só um momento de confraternização, como também de conhecimento e integração dos associados cearenses com os magistrados de todo Brasil, estaduais e federais. É um momento que traz lazer e descontração unidos com uma programação científica e cultural”, concluiu o magistrado.