A Associação Cearense de Magistrados (ACM), por meio de seu presidente, Daniel Carneiro, e de seu diretor de Aposentados, Des. Francisco Auricélio Pontes, realizou na última sexta-feira (9), o evento virtual “Longevidade: Vivendo Mais e Melhor”, que contou com cerca de 45 associados inscritos entre magistrados da ativa, aposentados ou pensionistas na faixa etária dos 60 anos ou mais.

A palestra foi ministrada, via Google Meet, pela terapeuta ocupacional, Elcyana Bezerra Carvalho, Doutora em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretora de publicação científica da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Ceará, da qual foi uma das fundadoras há 22 anos. Atualmente, e nos últimos seis anos, ela coordena o curso de Especialização em Gerontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Em sua exposição, a terapeuta abordou questões como: a falta de percepção das pessoas sobre o próprio processo de envelhecimento; o preconceito com os idosos (ou etarismo) que, segundo ela, aflorou durante o auge da pandemia; o processo de envelhecimento populacional no Brasil e no mundo; a importância de que as pessoas encarem essa longevidade maior não como um fardo, mas como uma conquista da humanidade e que isso seja discutido desde a escola.

A especialista apresentou estudos de projeção estatística apontando que em 2100, cerca de 30% da população mundial será idosa, e que as pessoas, os governos, o mercado de trabalho e a sociedade em geral precisam se preparar cada vez mais para essa inversão na pirâmide etária. Ela também lembrou que em 1940, a expectativa de vida média no Brasil era de 45 anos e em 2018, essa expectativa saltou para 76 anos e que o grupo etário que experimenta o maior crescimento proporcional são dos chamados “longevos”, pessoas com 80 anos ou mais.

Após a explanação da palestrante, a plateia virtual pôde interagir com perguntas e esclarecimento de dúvidas. A secretária de Pensionistas das Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Haydée Mariz de Oliveira , agradeceu ao presidente e ao diretor de Aposentados da ACM, acima citados, mas também à diretora de pensionistas, Maria Lirete Freitas Spínola, por criarem um ambiente de discussão e atividades para as pessoas com mais de 60 anos.