A Associação Cearense de Magistrados (ACM) e a Unimed Fortaleza vêm a público informar que os associados que aderiram ao convênio firmado entre as duas instituições poderão realizar exame sorológico para identificar os anticorpos IgA, IgG e IgM e, assim, constatar se já houve ou não alguma exposição do paciente ao novo coronavírus (SARS-COV-2), desde que sejam seguidos os parâmetros da chamada DUT (diretriz de utilização).

A medida está em conformidade com a Resolução Normativa n° 458, da Agência Nacional de Saúde (ANS), que passou a vigorar na última segunda-feira (29/06). A Unimed Fortaleza informou que o procedimento para realizar tal exame sorológico está codificado como 40324770 – SARS-COV-2 PESQUISA DE ANTICORPOS – SOROLOGIA IGA IGG OU IGM. Vale ressaltar que a resolução não inclui o chamado teste rápido.

Para pedir a autorização do exame é necessário abrir atendimento pela assistente virtual Roberta, por meio do telefone (85) 3209-1818, ou pelo aplicativo Unimed Fortaleza. O uso app, a propósito, é recomendável para agilizar o processo, mediante a intensa demanda pelo procedimento.

Em posse da autorização, basta ao conveniado comparecer a uma das unidades laboratoriais listadas abaixo para realizar o exame:

– Oliveira Paiva – Av. Oliveira Paiva, 2579 – Cidade dos Funcionários
– Bezerra de Menezes I –  Av. Bezerra de Menezes, 1811 – Parquelândia
– Bezerra de Menezes II –  Av. Bezerra de Menezes, 267 – Parque Araxá
– Henriqueta Galeno – R. Henriqueta Galeno, 511 – Dionísio Torres
– Parangaba –  Av. Godofredo Maciel, 51 – Parangaba
– Dom Luís –  Av. Dom Luís, 1200 (3º andar) – Aldeota
– Gomes de Matos –  Av. Professor Gomes de Matos, 1550 – Jardim América

O horário para realização dos exames é de 6h às 15h, de segunda à sexta-feira; e das 6h às 11h, aos sábados.

Orientações da ANS

Por sua vez, a ANS explica que “o exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma e pode ser realizado por meio de imunofluorescência, imunocromatografia, enzimaimunoensaio e quimioluminescência. Como a produção de anticorpos só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus, esse teste é indicado a partir do 8º dia de início dos sintomas”.

Em linhas gerais, o exame será realizado em paciente que tenham apresentado um dos quadros clínicos descritos a seguir:

Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.

Síndrome Respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.