A Associação Cearense de Magistrados (ACM) prestigiou, na sexta-feira (28/2), a posse de 31 novos juízes que atuarão em comarcas do Interior do Estado. A solenidade foi realizada no Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), tendo o presidente da ACM, Daniel Carneiro, como um dos componentes da mesa.

A sessão foi conduzida pela desembargadora Nailde Pinheiro, no exercício da Presidência do TJCE, e contou ainda com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Haroldo Máximo, do presidente da Comissão Organizadora do Concurso, desembargador Inácio Cortez e de juízes auxiliares da Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça, além de magistrados convidados de diversos Tribunais de Justiça do País.

Antes de começarem a atuar de fato, os novos juízes participarão do Curso de Formação na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), que terá duração de três meses, e começou ainda na sexta-feira. Um dia antes, eles tiveram a possibilidade de escolher as comarcas em evento que também contou com a presença do presidente da ACM. Daniel Carneiro ressaltou que a chegada dos recém-empossados à magistratura cearense representa “uma nova força de trabalho jovem, com vontade, vocacionada”.

Ele lembrou, porém, que “infelizmente, ainda não é um reforço na quantidade que nós desejávamos e necessitávamos, mas diante do cenário de nosso orçamento é o que foi possível convocar”. Por outro lado, o presidente da ACM disse acreditar que os novos juízes vão encontrar uma realidade na qual “o Poder Judiciário está crescendo, busca melhor se estruturar e conferir aos magistrados melhores condições, quer seja em termos de quadro pessoal, quer seja com melhor estrutura de material de trabalho”.

Imersão

No próximo dia 9, os recém-empossados passarão ainda por um dia de imersão a fim de conhecerem a ACM e a representatividade da instituição junto à magistratura, bem como será uma oportunidade para que eles conheçam o desafio e a responsabilidade que terão no início da carreira. Os novos magistrados já receberam da ACM, uma cópia do estatuto da associação.

“É uma tarefa difícil, principalmente porque eles vão atuar em comarcas menores. São comarcas em que o Índice de Desenvolvimento Humano é menor que o de Fortaleza e o dos maiores polos do Ceará. Então, eles vão lidar com a maior parte da população carente de nosso Estado. Por outro lado, é uma tarefa extremamente gratificante, na medida em que serão responsáveis por garantir a Justiça àqueles cidadãos que mais precisam”, concluiu o presidente da ACM, Daniel Carneiro.

Confira o nome dos novos juízes e as comarcas em que atuarão:

Aiuaba – Francisco Eduardo Girão Braga
Alto Santo – Victor de Resende Mota
Amontada – Luiz Guilherme Costa Pedroso Silva
Assaré – Luigi Monteiro Sestari
Barro – Luzinaldo Alves Alexandre da Silva
Bela Cruz – Francisco Janailson Pereira Ludugero
Capistrano – Carlos Franselmo Gomes Oliveira
Cariré – Flávio Vinícius Alves Cordeiro
Chaval – Josilene de Carvalho Sousa
Chorozinho – Daniel Gonçalves Gondim
Ipueiras – Frederico Costa Bezerra
Itarema – Bruno Leonardo Batista de Medeiros Santos
Jaguaretama – Ramon Beserra da Veiga Pessoa
Jaguaribe – Wesley Sodre Alves de Oliveira
Jaguaruana – Jhulian Pablo Rocha Faria
Jardim – Paulo Augusto Gadelha de Abrantes
Jijoca de Jericoacoara – Renata Esser de Souza
Jucás – Hallana Duarte Miranda
Marco – Pedro Marcolino Costa
Mauriti – Felipe Feliz da Silveira
Milagres – Diogo Schenatto Irion
Mulungu – Pamela Resende Silva
Novo Oriente – Felipe William Silva Goncalves
Ocara – Maria Luisa Emerenciano Pinto
Paraipaba – Priscilla Emanuelle de Melo Cavalcante
Pedra Branca – Juliana Francini dos Reis Costa
Pentecoste – Wallton Pereira de Souza Paiva
Reriutaba – André de Carvalho Amorim
Santana do Acaraú – Davyd Jefferson Pinheiro de Castro
Solonópole – Jaison Stangherlin
Tamboril – Lucas Davila Alves Brandão