O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Daniel Carneiro, participou do Programa do Fernando Maia, na Rádio Assunção AM 620, onde abordou por cerca de uma hora temas ligados à magistratura e à própria associação, na tarde da última quarta-feira (15). O programa, com duração de uma hora, é exibido de segunda à sexta-feira, a partir das 13h, conciliando divulgação de notícias locais, nacionais e internacionais com discussões relacionadas à atividade do entrevistado, incluindo a participação de perguntas dos ouvintes.

Comandada pelo jornalista Fernando Maia, a equipe de quatro entrevistadores (Louro Maia, Tina Holanda e Máximo Fortinho, além do próprio apresentador) perguntou ao presidente da ACM sobre questões como: a implantação de juiz de garantias (que horas depois foi suspensa por 6 meses pelo ministro Dias Toffoli); o PL do Abuso de Autoridade; a PEC da 2ª Instância; a reestruturação do Judiciário cearense, entre outras.

Daniel Carneiro defendeu ainda melhores condições de segurança e de estrutura (física e de pessoal) para os magistrados, notadamente os do Interior, bem como rebateu afirmação de um dos jornalistas sobre uma suposta perda histórica de qualidade nos quadros do Judiciário. Ele argumentou que a magistratura e outras carreiras jurídicas, ao contrário, estiveram na linha de frente das recentes iniciativas de combate à corrupção, além de terem aumentado a celeridade no julgamento de ações, nos últimos anos. A entrevista do presidente da ACM foi repercutida na edição desta quinta-feira (16) da coluna “Fernando Maia”, do jornal O Estado.