A Associação Cearense de Magistrados realizou, na noite de quinta-feira (28), a 2ª edição do Prêmio ACM de Jornalismo. O evento foi realizado na área externa da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e contou com a presença de jornalistas responsáveis pelos dez trabalhos finalistas, de membros do júri que apontou os cinco vencedores e de magistrados, dentre outros convidados.

A diretora de Comunicação Social da ACM, Joriza Pinheiro, apresentou a cerimônia de premiação e iniciou sua fala enfatizando a importância da imprensa se aprofundar nos temas relacionados à magistratura. Ela destacou a grande adesão dos profissionais e veículos de comunicação ao Prêmio, que teve quase duas vezes e meia mais inscrições em relação a 2018, após anunciar os finalistas nas categorias: Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Fotojornalismo.

Joriza Pinheiro ressaltou ainda a qualidade dos trabalhos inscritos na edição de 2019 e agradeceu os componentes do júri: Ricci Lôbo de Figueiredo Filgueira, diretora de Comunicação social eleita para a gestão 2020-2022; Letícia Oliveira, repórter-produtora da Rádio Terra do Sol, da Prefeitura de Fortaleza; Valente Júnior, coordenador de Pós-graduação de Mídias Digitais do Centro Universitário Estácio do Ceará; além dos profissionais da VSM Comunicação, Eduardo Buchholz e Adriano Queiroz.

Na categoria Jornalismo Impresso, Felipe Mesquita (Diário do Nordeste) foi o vencedor, tendo recebido o Prêmio das mãos do presidente em exercício da ACM, Roberto Soares Bulcão Coutinho. O jornalista também venceu a categoria Telejornalismo, pela TV Diário, tendo recebido seu segundo troféu das mãos do diretor administrativo da associação, José Mauro Lima Feitosa.

Já na categoria Radiojornalismo, a equipe da Verdinha saiu-se vitoriosa, tendo sido premiada pela conselheira fiscal da entidade, Yanne Maria Bezerra de Alencar.

Por sua vez, a equipe da Tribuna do Ceará, representada na solenidade por William Barros, foi a vencedora na categoria Wejornalismo. O 1º tesoureiro da ACM, Roberto Viana Diniz de Freitas fez a entrega do troféu. O último prêmio da noite, o de Fotojornalismo, foi entregue pela diretora do Fórum Clóvis Beviláqua e 1ª secretária da associação, Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo. O vencedor foi Mateus Dantas, por trabalho publicado no jornal O Povo.

Além de receberem troféus, os primeiros colocados das categorias Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Jornalismo Impresso serão premiados com o valor de R$ 4 mil.

Já o vencedor na categoria Fotojornalismo receberá R$ 2 mil.

Confira os vencedores:

Jornalismo Impresso:

– Felipe Mesquita (Diário do Nordeste)
Trabalho inscrito: Celeridade processual

Radiojornalismo:

– Elon Nepomuceno/Lyana Ribeiro/Daniella de Lavôr Araújo (Verdinha AM 810)
Trabalho inscrito: Pai Presente

Telejornalismo:

– Felipe Mesquita (TV Diário)
Trabalho inscrito: Cresce em 351% o número de audiências por videoconferência no Ceará

Webjornalismo:

– William Barros/Hayanne Narlla/Rafael Luis Azevedo/Roberta Tavares/Felipe Kayatt (Tribuna do Ceará)
Trabalho inscrito: O direito de sorrir

Fotojornalismo:

– Mateus Dantas (O Povo)
Foto na matéria: Mais 15 são transferidos para presídio federal