O magistrado, que estará à frente da associação no triênio 2020-2022, atua como juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE e titular da 10ª Vara Cível de Fortaleza

Em um pleito histórico, marcado pela introdução da modalidade de votação pela internet, a chapa “Magistratura Forte; Democracia Garantida”, encabeçada pelo juiz Daniel Carvalho Carneiro, foi referendada pela maioria dos associados e estará à frente da Associação Cearense de Magistrados (ACM) no triênio 2020-2022. A posse será no próximo dia 20 de dezembro.

As eleições da ACM, em 2019, tiveram apenas uma chapa inscrita, que recebeu 299 votos de 317. Desse total, 205 foram feitos pela web e outros 112 compareceram pessoalmente ao Clube dos Magistrados em Fortaleza para exercer seu direito democrático ao sufrágio. O pleito registrou ainda 16 votos brancos e 2 nulos. Os eleitores puderam ainda votar em uma das três chapas que disputaram a eleição da AMB.

Eleito novo presidente da ACM, Daniel Carvalho Carneiro, é juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e titular da 10ª Vara Cível de Fortaleza. Para ele, a vitória traz um sentimento de muita responsabilidade e enumerou as primeiras diretrizes que deseja implementar à frente da entidade.

“A primeira tem que ser a melhoria da estrutura da carreira. Posteriormente, temos que pensar em outras pautas como: a criação de um segundo cargo de assessor, inclusive para os juízes auxiliares. Além disso, nossos subsídios vêm se achatando cada vez mais, porque sequer estão sendo corrigidos pela inflação”, pontuou. O novo presidente da ACM manifestou ainda estabelecer “o melhor relacionamento possível com as demais associações de magistratura estaduais e com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)”.

O atual presidente da ACM (gestão 2017-2019), José Maria dos Santos Sales, destacou que “tanto a votação inédita pela internet quanto a presencial foram um sucesso e correram de forma muito tranquila”. Ele expressou confiança de que a nova gestão dará continuidade às políticas bem sucedidas da atual diretoria, avançando na defesa da magistratura.

“Na chapa hoje vitoriosa, permaneceram alguns colegas que compuseram a nossa administração, mas a nossa expectativa é de que os recém-eleitos façam um trabalho ainda melhor que o realizado pelo presidente licenciado, Ricardo Alexandre Costa, e por mim à frente da ACM”, afirmou.

Perfil do novo presidente

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará em janeiro do ano 2000, o juiz Daniel Carvalho Carneiro é especialista em Direito Empresarial pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, Mestre em Direito Comercial pela Universidade de Lisboa e doutorando em Direito Civil pela mesma instituição portuguesa.

Entrou para a magistratura em janeiro de 2006, atuando, de lá pra cá, nas comarcas de Umirim, Mauriti, Crateús e Caucaia. Presidiu eleições em Mauriti, Nova Russas, Bela Cruz, Trairi e Paraipaba. Mais recentemente foi juiz de direito do 7º Juizado Auxiliar da 5ª Zona Judiciária, até ser designado juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE em fevereiro deste ano. Atualmente, é também titular da 10ª Vara Cível de Fortaleza.

Resultado da votação

299 – Chapa 1 (Magistratura Forte; Democracia Garantida)
16– Brancos
2 – Nulos

Total de votos: 317

Conheça a chapa vencedora!

CONSELHO EXECUTIVO

Presidente: Juiz Daniel Carvalho Carneiro;
Vice-Presidente: Juiz Ângelo Bianco Vettorazzi;
1º Secretário: Juiz Antônio Teixeira de Sousa;
2ª Secretária: Juíza Larissa Braga Costa de Oliveira Lima;
1º Tesoureiro: Juiz Edison Ponte Bandeira de Melo;
2ª Tesoureira: Juíza Leopoldina de Andrade Fernandes;
Diretora de Comunicação Social: Juíza Ricci Lôbo de Figueiredo Filgueira;
Diretor Administrativo: Desembargador Francisco Gladyson Pontes;
Diretor de Assuntos Educacionais e Culturais: Juiz Alisson do Valle Simeão
Diretor de Patrimônio e Finanças: Juiz José Mauro Lima Feitosa;
Diretor de Esportes: Juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho;
Diretor de Aposentados: Desembargador Francisco Auricélio Pontes;
Diretora de Pensionistas: Maria Lirete Freitas Spínola.

CONSELHO FISCAL

Juíza Kathleen Nicola Kilian;
Desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra;
Juíza Maria José Sousa Rosado de Alencar;
Juiz Roberto Viana Diniz de Freitas;
Juíza Yanne Maria Bezerra de Alencar.