Outubro foi um mês para recordar a história da tradicional celebração do Almoço de Aniversariantes, promovido pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) e pelo Café dos Magistrados do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

Pelo menos, esse foi o sentimento que mais veio à tona para a magistrada Rosália Gomes dos Santos, uma das aniversariantes do mês que se finda. A celebração ocorreu no início da tarde da última quarta-feira (30), um dia após o aniversário da juíza de direito. Ela foi a contemplada com o prêmio feminino e contou um pouco das origens da confraternização.

“Há anos esse encontro vem sendo proporcionado pela ACM, mas ele começou como algo feito por um grupinho restrito, que eu acompanho desde o início. Era um grupo pequeno dos próprios comensais. A ACM sempre ajudou, colaborou e depois passou a organizar diretamente, por meio da própria diretoria da associação”, relembra.

Ela enfatizou ainda que “essas reuniões e confraternizações mensais ficaram, então, mais participativas” e disse esperar que o evento mensal “continue e se aperfeiçoe cada vez mais, principalmente, nesse momento em que a magistratura precisa tanto de união, não só na parte profissional, mas também na parte pessoal, por meio do fortalecimento dos laços de amizades”.

Já o vencedor do prêmio masculino foi o magistrado Rommel Moreira Conrado. Para ele, “esse instante aqui do Almoço dos Aniversariantes do Mês, agora em outubro, teve até um significado especial porque eu sempre gostei de vir, mas nesse mês por estar afastado de certo modo das minhas funções habituais e estar auxiliando a Corregedoria do TRE-CE, eu vim com um desejo maior de rever os amigos e ser parabenizado no mês do meu aniversário”.

Homenagem

O evento contou como de costume com um almoço especial, música ao vivo (voz e violão), bolo comemorativo, entrega de presentes, e foi apresentado pelo presidente da ACM, José Maria Sales, e pela diretora de Comunicação social da entidade, Joriza Pinheiro.

Na homenagem aos aniversariantes, ela citou versos do poeta português Fernando Pessoa, fazendo alusão à postagem do juiz de direito Mantovanni Colares. “Sê lanterna, sê luz com vidro em torno,/Porém o calor guarda./Não poderão os ventos opressivos/Apagar tua luz;/Nem teu calor, disperso, irá ser frio /No inútil infinito.”, dizem os versos.

Joriza Pinheiro conclamou seus pares, ainda com base na mensagem contida no poema, a serem “como lanterna com vidro em torno” e disse desejar que aniversariantes e demais presentes escolhessem “o que vai ser esse vidro. Pode ser a ética, pode ser o amor, pode ser o conhecimento. Eles serão esse vidro que vai guardar a luz que vocês têm”.