O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). As informações são do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), do Tribunal de Justiça do Estado Ceará (TJCE) e da Associação Cearense de Magistrados (ACM).

Neste ano, em apoio à iniciativa, o FCB e o TJCE promoverão ações e eventos, com apoio da ACM, numa programação iniciada nesta segunda-feira (9) e que segue até o dia 30. Instituições, entidades e empresas que aderem à campanha se manifestam pintando, iluminando e estampando o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. No dia 10 de setembro, todos estão convidados a vestir amarelo.

No FCB, a diretoria sugere que durante o mês, cada unidade mantenha uma “caixinha da gratidão” onde os colaboradores poderão depositar mensagens de agradecimento, que serão disponibilizados gratuitamente no Posto de Informações do Fórum. O colaborador preenche a mensagem informando o motivo de sua gratidão e compartilha com os colegas, ajudando a criar e manter uma atmosfera positiva.

Nesta semana, a programação será intensificada no Fórum com acolhida musical, escutas psicológicas e dinâmicas de grupo, além de palestras e Teatro de bonecos com temáticas de prevenção ao suicídio, além de elementos amarelos decorando o FCB.

A ACM, por sua vez, oferecerá uma sessão de massagem com a equipe do projeto “Visão com as Mãos”, no próximo dia 12.

Abertura

No TJCE, a campanha que também começou nesta segunda, vai se estender até o dia 30 de setembro e será marcada por uma série de palestras com psicólogos e outros profissionais.

A abertura foi feita pelo presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, e reuniu magistrados, autoridades convidadas e representantes das entidades parceiras.

Na ocasião, o desembargador lembrou que todas as famílias já tiveram problemas com depressão. “A depressão, que às vezes atinge pessoas próximas a gente, é um problema de saúde pública e grave e, portanto, merece toda nossa atenção, nossos cuidados porque elas precisam de tratamento”.

Dados do CVV

Hoje, 31 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

Faça parte desta causa! E não se esqueça: a campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

Confira a programação completa abaixo!

PROGRAMAÇÃO

09/09

10h – Abertura da Campanha Setembro Amarelo
Local: Hall 1º andar (TJCE)

10h – Acolhida Musical com Casa de Vovó Dedé
Local: Hall da entrada secundária (FCB)

13h30 – Instituto Bia Dote – Escutas psicológicas e dinâmicas com o público
Local: Hall de exposições (Fórum Clóvis Beviláqua)

13h30 – Palestra “Valorização da Vida”, com a psicóloga Patrícia Passos (Unifor)
Local: Sala de Sessão nº 4 (Aquário-TJCE)

10/09

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – sugestão: vestir amarelo

9h30 às 11h30 – Escuta com psicólogos do Fórum Clóvis Beviláqua
Local: Hall da entrada secundária do FCB

13h30 – Palestra “Venha saber o que comer para produzir os hormônios do bem estar”, com a nutricionista do TJCE e do FCB, Michele Nancy
Local: Sala de sessão nº 4 (Aquário TJCE)

14h – Palestra com o promotor de Justiça Hugo Mendonça – “Suicídio: da prevenção à pósvenção”
Local: Auditório Agenor Studart (FCB)

11/09

10h30 – Teatro de bonecos com Zé Pretim Mamulengo – Peça “Vida longa ao Rei” – Temática de Prevenção ao Suicídio
Local: Hall de exposições (FCB)

14h às 16h – Escuta e acolhida com profissionais do Centro de Valorização da Vida (CVV)
Local: Hall da entrada secundária (FCB)

12/09

10h – Palestra com o historiador Nilton Sousa – “A voz da vida”
Local: Auditório Agenor Studart (FCB)

14h às 16h – Massagem relaxante do projeto “Visão com as Mãos” – oferecida pela Associação Cearense de Magistrados (ACM)
Local: Auditório Agenor Studart (FCB)

13/09

10h – Palestra com Caroline Treigher – “Quando a vida perde o encanto”
Local: Auditório Agenor Studart (FCB)

14h às 16h – Sessões de Reiki com terapeutas da Comunidade Afago e com a coach Bianca Sales
Local: Sala Ecumênica (FCB)

16/09

13h30 – Palestra “Valorização da vida na juventude”, com a psicóloga Fábia Carla de Castro (Instituto Logos) / Apresentação do Coral do Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS)
Local: Sala de sessão nº 4 (Aquário-TJCE)

18/09

11h – Palestra “Esperançar e não esperar – Projeto PAI”, com Guirlanda de Fátima Távora Ponte, coordenadora do Programa de Ação Integrada (PAI) para o Aposentado
Local: Sala de sessão nº 4 (Aquário-TJCE)

23/09

13h30 – Palestra “Ansiedade na Contemporaneidade”, com as psicólogas Mônica Pinheiro e Livea Moreira (ambas do Instituto Logos)
Local: Sala de sessão nº 4 (Aquário-TJCE)

30/09

11h – Encerramento da Campanha
Local: Hall do 1º andar (TJCE)