Atualizado no dia 16 de outubro 

O vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), José Maria dos Santos Sales, assumiu a presidência da entidade e permanecerá no cargo até o dia 20 de dezembro, quando será empossada a nova diretoria que estará à frente da entidade no triênio que se estende até 2022.

A decisão foi tomada em sessão extraordinária do Conselho Executivo da ACM. Também foi definido que o diretor de Esportes da associação, Roberto Soares Bulcão Coutinho, exercerá as funções da presidência caso haja necessidade de ausência ou impedimento do presidente, conforme prevê o Art. 27, inciso I, do Estatuto da entidade.

Na mesma sessão, foi concedido o licenciamento do juiz de direito Ricardo Alexandre Costa do cargo de presidente da associação, em decorrência de aprovação do nome do magistrado pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), como juiz auxiliar da presidência daquela Corte.

O Conselho Executivo da ACM autorizou a licença ciente de que Ricardo Alexandre Costa continuará a prestar serviços importantes à nossa instituição e à magistratura cearense e que o José Maria dos Santos Sales dará continuidade ao trabalho que vem sendo desempenhado pela atual gestão.

Perfil

José Maria dos Santos Sales é filho de Luiz Gonzaga Sales e Josefina Gomes Sales. Natural de Uruburetama (CE), nasceu em 6 de agosto de 1952. Ingressou na Magistratura em 24 de novembro de 1994, quando tomou posse na Comarca de Barro.

Em seguida, exerceu a titularidade nas Comarcas de Caridade, Aracoiaba, Ocara e Caucaia. Em Fortaleza, assumiu a 30ª Vara Cível, a qual ainda hoje é titular. Em 2013 e 2014 atuou como Coordenador das Varas Cíveis, de Família e de Sucessões, bem como ocupou, interinamente, o cargo de ouvidor do Fórum e a Superintendência da Coordenadoria de Cumprimento de Mandados Judiciais (Coman).

Em 6 de fevereiro de 2015 tomou posse como diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, função que exerceu no biênio concluído em 2017.

O magistrado exerce o cargo de vice-presidente da ACM, pelo segundo mandato consecutivo.