O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa, e os diretores de Assuntos Educacionais e Culturais, Renato Esmeraldo Paes, e de Patrimônio e Finanças, Larissa Braga Costa Oliveira, estiveram nesta segunda-feira (5) em Brejo Santo (a 510 km de Fortaleza) e participaram de uma reunião com magistrados daquele e de outros municípios do Cariri Oriental.

Participaram do encontro os seguintes juízes: Niwton de Lemos Barbosa, Leonardo Afonso Franco de Freitas, Luis Sávio de Azevedo Bringel, Samara de Almeida Cabral, Marcelino Emídio Maciel Filho, Alexsandra Lacerda Batista Brito, Carliete Roque Gonçalves Palácio, Ângelo Bianco Vettorazzi, João Pimentel Brito, Juraci de Sousa Santos, Judson Pereira Spindola Júnior, Maurício Hoette e Péricles Victor Galvão de Oliveira.

Entre as principais pautas estiveram questões ligadas à carreira da magistratura, tais como eleição direta e permutas; questões relativas à infraestrutura de trabalho do magistrados; além do apoio institucional e de solidariedade humana e profissional à juíza da 2ª Vara da Comarca de Brejo Santo, erroneamente acusada de praticar ato de preconceito racial contra uma advogada.

A afirmação foi contestada, inclusive, por outro advogado que presenciou o episódio. No último sábado (3), a ACM já havia se manifestado publicamente em prol da magistrada, por meio de nota.