Nesta semana, estão sendo veiculados programas sobre adoção e sobre violência contra a mulher, gravados pelas juízas Alda Maria Holanda Leite e Teresa Germana Lopes de Azevedo

O programete de rádio “Minuto da Cidadania”, fruto de parceria da Associação Cearense de Magistrados (ACM), com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), completou um mês no último domingo (25) e tem contado cada vez mais com a colaboração dos associados.

Nesta semana, na Rádio Terra do Sol, estão sendo exibidas gravações feitas pelas juízas de Direito Alda Leite e Teresa Germana (foto acima). A primeira tratou do tema da adoção (entre os dias 22 e 28 de agosto) e a segunda sobre a violência contra a mulher (a partir do dia 29 de agosto e até o dia 4 de setembro). O programa vai ao ar sempre às 7h, 13h e 18h, e é transmitido nos terminais de ônibus, BRTs, órgãos públicos municipais, além de poder ser acessado pela web.

Em sua fala ao cidadão comum, Alda Leite destacou que “os pretendentes à adoção passam, obrigatoriamente, por um curso de preparação para a adoção, que é ministrado pelo Poder Judiciário”. A magistrada acrescentou que “no Fórum Clóvis Beviláqua existe uma equipe pronta para atender quem deseja entregar seu filho para adoção de forma segura”.

Já Teresa Germana lembrou que para denunciar casos de violência de gênero “basta ligar para os números 100, 180 ou 190” ou para 3108-2996, este último sendo o da Casa da Mulher Brasileira. Ela esclareceu ainda que “os casos que não envolvem acusação de feminicídio são resolvidos no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”.

Sob a coordenação das jornalistas Bárbara Roriz e Letícia Oliveira, o programa já contou também com as participações do presidente da ACM, Ricardo Alexandre Costa, e da diretora de Comunicação Social da associação, Joriza Pinheiro.

Para o presidente da ACM, “a ideia é buscar uma aproximação com a população para que todos possam compreender o papel de cada um dentro do sistema judiciário, como o que faz o advogado, o defensor, o promotor e o juiz”.

Participação importante

A cada semana, um programa diferente é veiculado. São três inserções diárias de um minuto.

O magistrado que quiser sugerir temas ou colaborar diretamente nas gravações pode enviar e-mail para [email protected] ou ligar para 99635-2911

Confira abaixo os programas já exibidos!