Iniciou-se no último dia 5, na ESMEC o ”Curso Básico de Idioma, Cultura e Direito da França”, criado e ministrado pela Juíza de Direito Teresa Germana Lopes de Azevedo. A formação é destinada a magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará, tendo duração de um ano. Devido à grande procura, as vagas já foram esgotadas!

Os objetivos são: capacitar os alunos para eventuais seleções de formações na École Natiolane de la Magistrature – ENM (em Bordeaux e Paris) destinadas a magistrados estrangeiros, eis que as inscrições exigem como pré-requisito a proficiência no idioma francês; capacitar servidores e magistrados para os estágios de imersão de magistrados franceses no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), visando a apresentação do organização judiciária brasileira.

Segundo a professora Teresa Germana: ”A preparação formativa para cursos jurídicos internacionais será aprimorada com conhecimentos elementares sobre o Direito francês. Dessa forma, os alunos poderão ter um aprendizado mais aprofundado e completo nas referidas formações, considerando os estudos previamente desenvolvidos no curso básico (temas sobre a História do Direito francês, a Introdução ao Direito francês, o Direito Civil francês, e as Instituições Judiciárias e Administrativas da França).”

A metodologia do curso básico corresponde a aulas expositivas, complementadas pela leitura de textos e exercícios escritos pela professora Teresa Germana especificamente para essa formação. Além disso, quanto ao aspecto cultural do curso, são tratados temas sobre as artes e os principais monumentos franceses.

Sobre a professora

Teresa Germana Lopes de Azevedo é pós-graduada em Direito Civil francês pela Université Panthéon-Assas Paris 2, na França (Diplôme Supérieur d’Université – mention Droit Civil 2015-2016).

Proficiente em idioma francês (Diplôme Approfondi de Langue Française – DALF niveau C1, expedido pelo Ministério da Educação Nacional da República Francesa em 20 de dezembro de 2013) é também formadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM.

Concluiu com êxito as seguintes formações na École Natiolane de la Magistrature: “Prisão e detenção: o papel do magistrado na proteção dos direitos fundamentais” (no ano de 2014, em Paris), “Engenharia Pedagógica e Organização Administrativa para Escola de Formação de Juízes e Procuradores” (no ano de 2015, em Bordeaux), “Cybercriminologia” (no ano de 2015, em Paris) e “Investigação Econômica e Financeira” (no ano de 2016, em Paris).

Em 2017 e 2018, organizou dois estágios de imersão de magistrados franceses no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para apresentar a organização judiciária estadual brasileira, em cooperação com a ENM e a Embaixada da França no Brasil.