Fruto de parceria entre a ACM e a Prefeitura de Fortaleza, o programete de rádio abordará a cada semana um novo tema envolvendo o Poder Judiciário e o cidadão

O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa, visitou os estúdios da Rádio Terra do Sol, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, na terça-feira (23) para acompanhar as gravações das primeiras edições do programa “Minuto da Cidadania”, sob a coordenação das jornalistas Bárbara Roriz e Letícia Oliveira.

O programa começa a ser veiculado, nesta quarta-feira (24), na grade de programação da rádio, que tem transmissão online pelo portal da Prefeitura de Fortaleza e é transmitida também nos terminais de ônibus e estações de BRT da Capital. A primeira edição do “Minuto da Cidadania”, gravada pela diretora de Comunicação da ACM, Joriza Pinheiro, esclarece ao público leigo no que se refere ao chamado “juridiquês”, o que é um magistrado, termo erroneamente apresentado como sinônimo de juiz de direito, em alguns meios de comunicação, mas que também engloba desembargadores e ministros de tribunais superiores, como o STJ e o STF.

A cada semana, um programa diferente será veiculado, em três inserções diárias de um minuto. As três próximas edições abordarão, respectivamente, o acesso à Justiça sem advogado, o processo de conciliação e a pensão alimentícia.

Segundo Ricardo Alexandre Costa, “a ideia é buscar uma aproximação com a população para que todos possam compreender o papel de cada um dentro do sistema judiciário, como o que faz o advogado, o defensor, o promotor e o juiz”.

A parceria para a produção do “Minuto da Cidadania” foi assinada no dia 28 de junho entre o presidente da ACM e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, no Paço Municipal.

Além de ser sede do poder municipal, o prédio histórico abriga, em área anexa, as instalações da Rádio Terra do Sol.