A Associação Casa de Afonso e Maria Mandacaru (ACAM Mandacaru) está promovendo uma “vaquinha virtual” (ou crowfunding, na expressão inglesa já popularizada) para ampliar sua área de atendimento a crianças e adolescentes de baixa renda do Vicente Pinzón, um dos bairros de pior Índice de Desenvolvimento Humano de Fortaleza (IDH). A entidade, fundada em 2011, é presidida pela juíza aposentada, Gilmaíse Mendes.

Atualmente, a associação já atende 56 crianças de 1 a 3 anos com serviço de creche, além de aulas de capoeira, dança, futsal, informática, inglês, música e reforço escolar para cerca de 150 crianças e adolescentes. Os pais desses jovens contam ainda com cursos de corte e costura e de artesanato. Os projetos desenvolvidos pela entidade contam também com um número expressivo de voluntários e empregam 18 pessoas da comunidade. O trabalho da ACAM Mandacaru foi um dos agraciados, em 2014, com o Prêmio Nacional Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos (pelo Projeto Cultura de Paz e Cidadania)

Para ampliar o atendimento da creche para 120 crianças em idade pré-escolar, a associação pretende adquirir um imóvel no valor de R$ 30 mil, situado no entorno da entidade. O investimento permitirá melhorar a infraestrutura da creche da ACAM Mandacaru de três para seis salas (todas com banheiros inclusos), além de criar uma sala de recepção e outra para professores.

Quem quiser colaborar com doações de qualquer quantia basta acessar a plataforma de crowfunding Kickant: https://www.kickante.com.br/campanhas/ampliacao-da-creche-vicente-pinzon-fortaleza

Além da “vaquinha virtual” a entidade também está está inscrevendo voluntários pelo telefone (85) 3262-2537 ou pelo e-mail: [email protected]