Juíza filiada à ACM organiza visita de magistrado francês ao Ceará

10 de dezembro de 2018 Visualizada 69 vez(es).

A juíza auxiliar do Juizado da Mulher de Fortaleza, Teresa Germana Lopes de Azevedo, filiada à Associação Cearense de Magistrados (ACM), organizou no início deste mês, a visita do juiz Benoit Rousseau ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Ele é magistrado do Tribunal d’Instance de Caiena, capital da Guiana Francesa, e veio como participante de um programa de estágio promovido pela Escola de Magistratura da França.

Em Fortaleza, Rousseau conheceu o Memorial do Poder Judiciário, o Fórum Clóvis Beviláqua, a Escola Superior de Magistratura do Ceará, o Tribunal Regional Eleitoral, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado, além de ter acompanhado sessões de julgamento nas câmaras do Tribunal. “O Brasil é o maior vizinho da Guiana Francesa, por isso esta cooperação para compreender o sistema judiciário brasileiro é muito interessante”, disse o magistrado francês.

Ele se reuniu ainda com o vice-presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, que comandará a Corte no biênio 2019-2021. “Das mãos do presidente eleito, Rosseau recebeu um exemplar do livro “140 anos do TJCE” e a coletânea de videoaulas do projeto “Justiça na Sala de Aula”.

Intercâmbio
A juíza Teresa Germana, pós-graduada em Direito Civil pela Université Panthéon-Assas Paris II, informou que o resultado do estágio será publicado em revista componente do catálogo da Escola Nacional francesa.

A atividade também possibilita que outros juízes estrangeiros possam conhecer o funcionamento do Judiciário cearense. “O intercâmbio é uma oportunidade de mostrar como funciona o judiciário estadual e brasileiro, as diferenças do estado federativo, da divisão de poderes e a própria cultura. Isso faz com que eles possam ter visão mais ampla da nossa realidade”, destacou a juíza.

Associação Cearense de Magistrados
Av. Santos Dumont, 2626 - Ed. Plaza Tower - Aldeota
Salas 1307 a 1311 - Cep: 60150-161
Tel/Fax: (85) 3264-8288
acmag@acmag.org.br