Os artigos publicados no site da Associação Cearense de Magistrados (ACM) são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da entidade.

Disposição, entusiasmo, força e alegria são sentimentos que todos conhecemos, vivemos, em alguns momentos com mais intensidade, e em outros com menos. Já 100mts rasos, 200, 4 x 100, são números, expressões, que até julho deste ano não tinham qualquer significado na minha vida e que agora representam tanto e já fazem parte importante da minha história.

No começo desse nosso projeto de formação de uma equipe feminina de atletismo, para participação nos JOGOS NACIONAIS da Magistratura, ouvi de uma amiga muito querida, companheira desde os bancos da faculdade, de toga e agora também de atletismo, que essa iniciativa mudaria sua vida. E agora, passados 60 dias, eu posso declarar que realmente essa experiência impactou as nossas vidas e está sendo única, maravilhosa, e daí meu desejo de registrar aqui em palavras e compartilhá-las com os amigos, especialmente, os novos que, na pista, conquistei.

Afeto e amizade, mais até do que qualquer outro benefício, é a nossa maior conquista. Somos, certamente, agora muito mais que companheiras de equipe, criamos laços mais fortes do que aqueles que costumamos dar nos nossos tênis e sapatilhas de corrida. Nossos passos, mesmo ainda longes de serem firmes, fortes e velozes, como os do nosso professor, nunca mais caminharão indiferentes uns aos outros. Serão sempre mais próximos e amigos. Nosso olhar para os atletas, que já carregava a admiração natural destinada aos fortes, levará também a compreensão, a solidariedade, a empatia, própria de quem, mesmo com amadorismo e ainda tão principiante na modalidade, já experimentou as dores da determinação, da dedicação, da superação dos limites, da frustração, das quedas e do recomeço.

E o melhor, na retrospectiva que agora faço, é ver que cada um de nós ofereceu algo seu, pessoal, para a riqueza dessa experiência.

Garra de uma, bom humor de outra, além de companheirismo, compromisso e disciplina de todas! Nossos valores se somaram, se engrandeceram, se fortaleceram e hoje aqui estamos.

Não que estejamos diferentes na nossa essência- na forma física isso é evidente – mas é certo que estamos, sim, muito melhores do que éramos quando começamos.

A verdade é que leveza e alegria se encontravam regularmente nos nossos treinos, e corriam juntas! Risadas, às vezes gargalhadas, disfarçavam o treino árduo, que mais parecia pura diversão! Obrigada professor! Obrigada meninas, pela convivência tão boa e saudável! Seguiremos juntas…ou melhor, correremos juntas…

E o esporte é isso, agrega, alegra, inspira, fortalece, engrandece!
Enfim, essa experiência vale OURO!
Nem precisaríamos competir!
Mas estamos preparadas.
Atletas em suas marcas!!!
Valeu ACM! Valeu AMB!!

Ana Cristina Esmeraldo
1ª secretária da ACM