Na Associação Cearense de Magistrados (ACM) novembro é azul. Os canais de comunicação da entidade ganharam a tonalidade em alusão a cor símbolo da campanha mundial Novembro Azul, que dedica o penúltimo mês do ano para alertar com relação aos cuidados com a saúde masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ação destina atenção especial à saúde dos 407 homens filiados à entidade e estimula as mulheres associadas a serem participativas nos cuidados preventivos dos pais, esposos e filhos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente esse ano em Fortaleza podem ser detectados 590 novos casos da doença. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. A maneira mais eficaz de prevenir é com a análise de dosagens do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) e o exame físico da próstata.

Alimentação saudável, prática de atividade física regular e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro auxiliam na prevenção da doença.