A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) está com inscrições abertas, até o dia 14 de setembro de 2017, para o Workshop Internacional “Círculos em Movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa”, que será ministrado pela ativista comunitária norte-americana Kay Pranis, referência mundial em Círculos de Justiça Restaurativa.

Poderão se inscrever Juízes de Direito estaduais que possuam formação em Justiça Restaurativa, preferencialmente aqueles que fizeram o curso de Formadores em Círculos de Paz. Os magistrados devem comprovar a realização do(s) curso(s), anexando cópia do certificado de conclusão ao e-mail em que for solicitar a inscrição.

Estão sendo ofertadas 05 (cinco) vagas, e os juízes interessados devem requerer inscrição exclusivamente através do e-mail [email protected], devendo informar nome completo, vara/comarca e telefone para contato. Se o número de inscritos for superior ao de vagas, haverá sorteio para a definição dos participantes.

Ao solicitar a inscrição o magistrado assume o compromisso de concluir o Workshop e de replicar a formação em futuros cursos promovidos pela Esmec nas áreas de Justiça Restaurativa e Círculos de Paz.

A capacitação será realizada em parceria com o Instituto Terre des hommes Brasil (Tdh Brasil), Vice-Governadoria do Estado do Ceará, Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP). Cada instituição encaminhará também cinco representantes para o Workshop, que terá, portanto, 25 participantes.

Aulas, objetivos e metodologia
A capacitação terá carga horária de 40 h/a. As aulas acontecerão na Esmec, nos dias 21 e 22 de setembro; e na sede da ESMP, nos dias 25 e 26 de setembro, sempre nos horários de 9h às 12h e 13h30min às 17h30min.

O workshop objetiva habilitar os participantes para a realização dos seguintes tipos de círculos em situações conflitivas: Círculos de Conflito de Convivência/Conflitos disciplinares, Círculos de Superação (de vitimização e de vivências traumáticas), Círculos de Suporte e Reintegração (acolhimento e suporte a evadidos e vulneráveis) e Círculos Restaurativos (vítima-ofensor).

A metodologia constará de exposição audiovisual, dinâmicas de grupo e círculos de diálogo. Será disponibilizado material pedagógico aos participantes, que receberão certificado de participação assinado pelas cinco entidades promotoras do Workshop. Como Kay Pranis não fala português, haverá o acompanhamento permanente de uma tradutora.

 

SERVIÇO
Workshop Internacional “Círculos em Movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa”
Realização (dias e locais): dias 21 e 22 de setembro (Esmec) e 25 e 26 de setembro (ESMP) de 2017
Vagas: cinco (05) para juízes estaduais
Inscrição: até 14 de setembro, pelo e-mail [email protected]
Mais informações: (85) 3218.6188 / 6157 e [email protected]

Fonte: ESMEC