A visita foi realizada na manhã desta terça-feira, 4 de julho

O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa, visitou a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), no Centro da capital, na manhã desta terça-feira, 4 de julho. O objetivo foi verificar se, na reforma em andamento na unidade, estão sendo implantados recursos de segurança para magistrados e demais profissionais do sistema de justiça.

A Decap é o local pretendido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) para sediar a Vara Única Privativa de Audiências de Custódia de Fortaleza, que funciona no Fórum Clóvis Beviláqua. Em meados do ano passado, após diversas visitas à delegacia, foram constatados vários pontos de vulnerabilidade no edifício, portanto não oferecendo segurança necessária para as atividades da unidade judiciária.

Persistia a necessidade de adotar medidas, como: criar saída de emergência em adição ao acesso único existente para entrada e saída; instalar detector de metais; instalar grades de proteção, incluindo grades que separem as celas da Decap e as instalações da vara; disponibilizar estacionamento interno privativo para juízes, promotores de justiça e defensores públicos, pois ao estacionarem na via pública, os profissionais ficariam expostos a ataques.

A ACM aguardará a conclusão das obras para um posicionamento formal ao Tribunal de Justiça sobre a matéria.

Também participaram da visita os juízes Fernando Pacheco, Pedro Bezerra, o delegado da Decap, Gustavo Pernambuco, representantes da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec).