Encerra-se na sexta-feira, 28 de abril, o prazo para declarar o imposto de renda. Ao mesmo tempo em que se cumpre esse dever fiscal, é possível fazer o bem sem custo adicional. Isso porque a União autoriza a destinação de parte do imposto devido de pessoa física para projetos de assistência a crianças e adolescentes.

É no ato do preenchimento da declaração que o cidadão faz a escolha. Sempre que não se especifica a doação, os recursos vão para os cofres públicos. Já os valores doados vão para os fundos estaduais e municipais de atendimento a crianças e adolescentes. No Ceará, os recursos vão para o Fundo Estadual para Criança e Adolescente do Ceará (FECA), administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA-CE). O Conselho, por sua vez, faz o repasse às instituições.

Entre as entidades beneficentes cadastradas junto ao CEDCA-CE está a Associação Casa de Afonso e Maria Mandacaru (ACAM Mandacaru). A Associação Cearense de Magistrados (ACM) é apoiadora da ACAM Mandacaru. A entidade assiste crianças e adolescentes do bairro Vicente Pinzón, disponibilizando, gratuitamente, atividades como capoeira, caratê, flauta, inglês, informática, reforço escolar e oficinas de geração de renda para os pais da comunidade; além de creche para mais de 30 bebês de 1 a 2 anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ACAM é presidida pela juíza aposentada Gilmaíse Mendes.

Como doar para a ACAM Mandacaru no momento da declaração – circunstância em que é possível doar até 3% do imposto devido:
1) Clique em “Resumo da declaração”

2) Clique em “Doações diretamente na declaração – ECA”

3) Clique no campo “Novo” e preencha os campos:
Tipo de fundo: Estadual
UF: Ceará
CNPJ: 14.761.583/0001-88

4) No lado direito da tela, veja o “Valor disponível para doação”, preenchido automaticamente pelo programa – corresponde a 3% do imposto devido. Copie esse valor e cole no campo “Valor”

5) Clique na aba “Imprimir” e, em seguida, em “Darf – doações diretamente na declaração – ECA”. Gere o boleto referente à doação e efetue o pagamento na rede bancária até o dia 28/04/2017. Lembre de pagar, pois, caso contrário, vai cair na malha fina

6) Após efetuar o pagamento do Darf, comunique que doou à ACAM Mandacaru. Basta enviar e-mail para [email protected] e [email protected] com o conteúdo abaixo:

************************
Prezados senhores,

Informo ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA-CE) que, no dia __/__/2017, efetuei doação na conta do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (FECA) – CNPJ 14.761.583/0001-88 – no valor de R$ _______ e que indico como recebedor, PRIORITARIAMENTE, o Projeto Cultura de Paz e Cidadania, da entidade Associação Casa de Afonso e Maria Mandacaru (ACAM Mandacaru), constante no banco de projetos do CEDCA-CE.

Solicito, por gentileza, o envio do recibo de doação.

Informações para a emissão do recibo de doação:
Nome: ________________
Valor doado: R$ ________
CPF: _________________
Endereço: _____________
E-mail: _______________

*************************

Download do programa da Receita Federal para declarar o IR: https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017/download

Site da ACAM Mandacaru: http://www.casadeafonsoemaria.org.br