Os juízes do Ceará já têm nova liderança: o juiz Ricardo Alexandre Costa tomou posse como presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM) nesta sexta-feira, 27 de janeiro, no Viriato Buffet, em Fortaleza (CE). Junto a ele, 17 colegas compõem a diretoria eleita para administrar a entidade de 2017 a 2019.

ACM_Diretoria_2017-2019_menor

Magistrados assumiram a diretoria da ACM. O grupo conduzirá a entidade no triênio 2017-2019

Nas primeiras palavras após assumir o cargo, o juiz Ricardo Alexandre destacou, entre as metas da gestão, a implantação de eleições diretas no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). “Sonho com o dia em que todos os juízes votarão para escolher os presidentes e vice-presidentes dos tribunais, pois tenho absoluta convicção que o processo de melhoria da prestação jurisdicional avançará a passos bem mais largos que hoje. Para tanto, trabalharemos incansavelmente”, afirmou.

“Devemos cobrar melhorias para a magistratura, principalmente nos quesitos estrutura de trabalho, segurança e respeito às prerrogativas legais, ao mesmo tempo que temos como prioridade a missão de contribuir diuturna e incessantemente para a construção de um Judiciário melhor, mais eficiente”, complementou Ricardo Alexandre.

Agora ex-presidente, o juiz Antônio Araújo ressaltou os esforços do seu mandato para gerar a condição essencial aos necessários avanços do Poder Judiciário e da prestação jurisdicional: orçamento adequado às demandas. “Nenhuma melhoria significativa ocorrerá no Poder Judiciário com o repasse de recursos, pelo Poder Executivo, nos atuais parâmetros”, avaliou.

A entidade
A ACM possui 58 anos de história e conta com 665 associados, cuja maioria é formada por 442 magistrados estaduais (juízes e desembargadores estaduais) em exercício.

201701_ACM_Posse_Juiz_Ricardo_Alexandre

Ricardo Alexandre falando como presidente da ACM recém-empossado

Quem é Ricardo Alexandre da Silva Costa
Juiz titular da 7ª Vara Criminal de Fortaleza. Graduado em Direito pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, com especialização em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC/UVA). Em 1996, ingressou como servidor concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Iniciou a carreira na magistratura em 2006, quando tomou posse na Comarca de Amontada e na Comarca Vinculada de Miraíma. Em seguida, atuou nas Comarcas de Chaval, Jucás, Cedro e Juizado Especial de Iguatu. Em 2015, foi promovido para Fortaleza, onde assumiu a 7ª Vara Criminal. Durante o ano de 2016, foi juiz membro da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza. Coordenou o Polo de Aprendizagem da ESMEC na Comarca de Iguatu de 2015 a 2016 e foi diretor de assuntos educacionais e culturais da ACM na gestão 2014-2016.

Diretoria ACM 2017-2019
>> Conselho executivo
Presidente: juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa
Vice-presidente: juiz José Maria dos Santos Sales
Diretora de comunicação social: juíza Joriza Magalhães Pinheiro
Diretor administrativo: juiz José Mauro Lima Feitosa
Diretor de assuntos educacionais e culturais: juiz Renato Esmeraldo Paes
Diretora de patrimônio e finanças: juíza Larissa Braga Costa de Oliveira
Diretor de aposentados: desembargador aposentado Ademar Mendes Bezerra
Diretora de pensionistas: pensionista Maria Lirete Freitas Spínola
Diretor de esportes: juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho
1ª secretária: juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo
2º secretário: desembargador Raimundo Nonato Silva Santos
1º tesoureiro: juiz Roberto Viana Diniz de Freitas
2º tesoureiro: juiz Edison Ponte Bandeira de Melo
>> Conselho fiscal
juiz Alisson do Vale Simeão
juiz Antônio Teixeira de Sousa
desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto
juíza Patrícia Fernanda Toledo Rodrigues
juíza Yanne Maria Bezerra de Alencar

Presenças
Participaram da posse, o juiz Francisco Carneiro Lima, presidente da comissão eleitoral da ACM; juiz Paulo de Tarso, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira; juíza Viviane Nóbrega Maldonado, representando o desembargador Oscild de Lima Junior, presidente da Associação Paulista de Magistrados; advogado Marcelo Mota, presidente da OAB-CE; promotor Hebert Santos, representando o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Lucas Azevedo; defensora pública Ana Carolina Gondim, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará; secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Socorro França; procurador geral do Estado do Ceará Juvêncio Vasconcelos Viana, representando o governador do Estado, Camilo Santana.

Compareceram, ainda, os ex-presidentes da ACM: desembargador Byron Frota (1990-1993), e os juízes Michel Pinheiro (2002-2003), Paulo de Tarso (2008-2009), Marcelo Roseno (2010-2011) e Ricardo Barreto (2012-2013).