V-EMC_destaque_ok_finalTem início a partir das 19 horas desta quinta-feira (08/12/16), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o V Encontro da Magistratura Cearense. O evento, realizado em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM), será encerrado na manhã de sábado (10/12) e celebrará o aniversário de 30 anos de fundação da Esmec.

Tendo como tema “O Judiciário como ator político e a democracia”, o Encontro buscará aprofundar o debate sobre o protagonismo da Justiça como árbitro dos conflitos políticos, especialmente a atuação do Supremo Tribunal Federal, e os reflexos de suas ações para o regime democrático.

Farão pronunciamentos, na solenidade de abertura, o juiz Antônio Alves de Araújo, Presidente da ACM, e o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da Esmec. Haverá ainda a entrega de placas aos 15 ex-Diretores e 12 ex-Coordenadores da Escola, oportunidade em que o desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes (que coordenou a Esmec de 1987 a 2000) falará em nome dos homenageados.

Serão agraciados com a placa comemorativa dos 30 anos da Esmec, pelos relevantes serviços prestados à formação intelectual dos magistrados cearenses, os seguintes desembargadores, que atuaram como Diretor: Paulo Francisco Banhos Ponte, Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Francisco Lincoln Araújo e Silva, Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira, João Byron de Figueiredo Frota, Ademar Mendes Bezerra, José Cláudio Nogueira Carneiro, Gizela Nunes da Costa, Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque e Ernani Barreira Porto. Também farão jus à honraria, in memoriam, os ex-Diretores Francisco Hugo Alencar Furtado, Raimundo Bastos de Oliveira, José Maria de Melo e Júlio Carlos de Miranda Bezerra.

Em seguida, haverá a apresentação cultural “O Jurista na era da informação rasa e abundante”, a cargo do ator cômico Haroldo Guimarães, que participou dos filmes “O Astista Contra o Caba do Mal” (2004), “Cine Holliúdy” (2013), “Vestido Para Casar” (2014) e “O Shaolin do Sertão” (2016). Haroldo é ainda advogado, conferencista e consultor empresarial. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Direito e Processo do Trabalho (Ucam/RJ) e Professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito (Unichristus).

PALESTRAS DE SEXTA-FEIRA (09/12)
9h – O ideal de um judiciário democrático
Palestrante: Prof. Dr. Conrado Hübner Mendes (USP)
Moderadora: Juíza Ana Cleyde Viana de Souza, Titular da 14ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza; Secretária da Associação Cearense de Magistrados

10h30min – Ativismo Judicial em Tempos de Crise
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Casseb Continentino (FADIC/PE)
Moderadora: Juíza Joriza Magalhães Pinheiro, Titular da 9ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza; Diretora da Escola Judicial da Eleitoral do Ceará (EJE/CE)

14h30min – O Poder Judiciário nos 10 anos do CNJ
Palestrante: Profa. Dra. Janaína Penalva (UnB)
Moderadora: Juíza Lia Sammia de Sousa Moreira, Titular do 1º Juizado Auxiliar da Comarca de Fortaleza

16h30min – A guerra ao crime e os crimes da guerra: uma crítica descolonial às políticas beligerantes no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro
Palestrante: Prof. Dr. Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior (ESMARN)
Moderador: Juiz Ricardo de Araújo Barreto, Auxiliar da 5ª Zona Judiciária; Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros
(A palestra será seguida de lançamento da obra e sessão de autógrafos).

18h – Lançamento do 14º volume da Revista Themis

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (10/12)

9h – A República das togas: protagonismo judicial, racionalidade interpretativa e déficit democrático
Palestrante: Profa. Dra. Juliana Diniz (UFC)
Moderador: Des. Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da ESMEC

10h30min – Democracia sub judice
Palestrante: Profa. Dra. Eneida Desiree Salgado (UFPR)
Moderador: Juiz Marcelo Roseno de Oliveira, Coordenador-Geral da ESMEC

12h – Encerramento da programação científica

21h – Festa de Encerramento: Confraternização de Natal da ACM
Local: La Maison Buffet (Coliseu)
Apresentações de Demétrius Linhares & Banda; e de Ítalo e Reno

Acesse AQUI a programação completa, com o currículo dos palestrantes.
Mais informações e inscrições de magistrados:
Esmec: [email protected] – (85) 3218-6188 / 6197
ACM: (85) 3264-8288

Fonte: ESMEC