img_7504

A honraria foi concedida nesta quinta-feira, 15 de dezembro, no Plenário Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória, do TJCE

O decano do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha e o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues foram homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua. A honraria foi concedida nesta quinta-feira, 15 de dezembro, no Plenário Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória, do TJCE. O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Araújo e o vice-presidente da entidade e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, José Maria Sales prestigiaram a solenidade.

Na ocasião a comenda também foi concedida a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que por razões alheias a sua vontade, esteve impossibilitada de comparecer, e ao presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Aírton José Vidal Queiroz, representado pelo seu filho, Edson Queiroz Neto.

A cerimônia foi aberta pela presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale, que ressaltou as atuações pessoais e profissionais dos agraciados, destacando que “contribuíram de forma relevante e decisiva para toda a coletividade cearense e à causa da Justiça. São grandes homens e mulher que deixam marcas vivas na história, e suas obras resistem ao tempo”.

img_7520

O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha discursou em nome dos homenageados

O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha discursou em nome dos homenageados e falou sobre o seu sentimento ao receber a honraria. “Representa o reconhecimento pelos meus pares ao meu trabalho ao longo desses 22 anos de magistratura, pautando minhas ações pela ética, pela percepção do interesse público, pelo respeito da ordem jurídica, sempre em busca da realização da justiça, da paz social, da dignidade humana, da concretização dos direitos fundamentais e do fortalecimento da democracia”, afirmou. O homenageado destacou também a relevância dos demais agraciados e demonstrou gratidão a desembargadora Iracema Vale pela indicação à comenda.

Estiveram presentes à cerimônia o governador Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque; comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; o procurador-geral do Município de Fortaleza, José Leite Jucá Filho, representando o prefeito Roberto Cláudio; o procurador-geral da Justiça, Plácido Barroso Rios; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Marcelo Mota Gurgel do Amaral; a defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo; reitora da Unifor, professora Fátima Maria Fernandes Veras; e os ex-governadores do Ceará Lúcio Alcântara e Gonzaga Mota; além de outras autoridades.

PERFIS
AÍRTON JOSÉ VIDAL QUEIROZ – Nasceu no dia 14 de agosto de 1946, em Fortaleza. Filho de Edson Queiroz e de Yolanda Vidal Queiroz. Presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), o empresário Aírton Queiroz é membro honorário da Academia Cearense de Letras (ACL). Economista por formação, o empresário ocupa cargos de direção no Conselho Administrativo de Queiroz Comércio e Participações, na Norte Gás Butano Distribuidora; na Esmaltec; e Editora Verdes Mares. Dirige, também, a Butano Agropecuária e a Sociedade Butano; é vice-presidente da Cascaju-Cascavel Castanhas de Caju e da Indaiá Brasil Águas Minerais.

CÁRMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA – Nasceu em 19 de abril de 1954, em Montes Claros (MG). É graduada em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973 a 1977). Tem cursos de pós-graduação de mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980/1981), e de especialização em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral (1979). Ingressou no STF a partir de 2006. É presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 12 de setembro deste ano.

FRANCISCO LUCIANO LIMA RODRIGUES – Natural de Fortaleza, ingressou na magistratura em 5 de abril de 1993, como juiz substituto da Comarca de Jaguaruana. É titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, exercendo, atualmente, a função de juiz auxiliar da Presidência do TJCE. Exerceu a direção do Fórum Clóvis Beviláqua (2013/2014) e a função de coordenador da Escola Superior da Magistratura do Ceará (2000/2002). Foi juiz auxiliar da Presidência do TJCE em duas gestões (2005/2006) e (2007/2008). Membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), na categoria de Juiz de Direito (2009/2011 e 2012/2013).

FERNANDO LUIZ XIMENES ROCHA – Natural de Fortaleza, nasceu em 23 de novembro de 1952. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC)–1977; e mestre em Direito pela UFC (2001). É desembargador do TJCE desde outubro de 1994, ingressando pelo quinto constitucional na vaga reservada aos advogados.

Atualmente é presidente da 1ª Câmara de Direito Público e da Seção de Direito Público. Foi presidente do TJCE no biênio 2007/2009. Antes de ingressar na magistratura foi procurador do Estado (1984/1994); procurador-geral de Fortaleza (1989-1990); procurador-geral do Estado (1991-1994); e procurador-chefe da Procuradoria do Estado (1987-1988).

Com informações do TJCE