Juízes-curso-Enfam_RED-770x370_editTeve início nessa segunda-feira (07/11), o curso de Formação dos Formadores – Integrado Nível 1 – Módulo 2, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Entre os participantes estão o juiz do 2º Juizado Especial de Fortaleza, Carlos Henrique Garcia de Oliveira, e a juíza auxiliar da Capital, Teresa Germana Lopes de Azevedo. Ao todo, são 38 alunos, entre magistrados e servidores das equipes pedagógicas das escolas de formação. A capacitação segue até a próxima sexta-feira, 11, em Brasília.

O objetivo do curso é qualificar juízes brasileiros de todo o Poder Judiciário (Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Militar e Eleitoral) para que possam capacitar magistrados em suas respectivas escolas de magistraturas. O conteúdo consiste em um aprofundamento didático-pedagógico para a prática docente. No total, são 40 horas-aula com atividades que permitam aos participantes a estruturação de conceitos e práticas docentes, em especial, as relativas à compreensão dos processos de aprendizagem e à organização de estratégias de ensino.

A juíza Teresa Germana explica que “a formação é direcionada inclusive aos magistrados detentores de longa experiência como docente e formador, eis que proporciona o aprofundamento sobre as diretrizes da Enfam e atualiza sobre a nova concepção do juiz formador, centrada na utilização de métodos ativos e na percepção dos alunos como protagonistas do processo de produção do conhecimento intrínseco em extrínseco”.

Para o juiz Carlos Henrique, “participar do curso irá contribuir para melhor desenvolver as estratégias e técnicas de avaliação através de um laboratório de planejamento com foco na metodologia aplicada nas atividades da magistratura”.

Tereza Germana fez o Módulo 1 em agosto e Carlos Henrique em outubro deste ano. Três juízes estaduais do Ceará já participaram das edições anteriores do curso: Jovina D’Ávila Bordoni, Francisco Eduardo Fontenele Batista e Edison Ponte Bandeira de Melo.

Com informações da ESMEC e do TJCE.