themis-vol-13-300x207O Volume 13 da Revista Themis, periódico científico da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), será lançado na noite desta sexta-feira (23/09/16), no auditório da Instituição, durante as comemorações dos 10 anos da Lei Maria da Penha.

O lançamento do impresso será feito pelo desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da Esmec. A versão on line do periódico já se encontra disponível para consulta, tanto no site da Revista (http://revistathemis.tjce.jus.br) como no portal da Escola.

A Revista Themis é editada anualmente, e o Volume 13 corresponde ao ano de 2015. Para a edição deste ano, a Esmec já vem recebendo artigos científicos, que serão avaliados por pareceristas externos, através do sistema “duplo cego” (double blind review) e, uma vez aprovados, serão publicados em seu volume 14, referente ao ano de 2016.

Podem participar da publicação magistrados, professores e alunos dos cursos de pós-graduação da Esmec e outros profissionais do Direito e de áreas afins. A Revista publica assuntos relacionados à Justiça, Gestão Pública, Educação e aos Direitos Humanos, bem como outras temáticas de interesse da Escola. Desde o Volume 13, o periódico vem recebendo artigos em fluxo contínuo.

COMO ENVIAR SEU ARTIGO
I) Através do e-mail [email protected] – Além do artigo em formato editável (.doc, .rtf), o interessado deve também enviar o formulário de submissão, que se encontra no portal Esmec (link: http://portais.tjce.jus.br/esmec/revista-themis/). Este formulário deve ser impresso, preenchido, assinado, escaneado em PDF e anexado ao e-mail de envio do artigo.

II) A partir do site da Revista – O articulista deve cadastrar login e senha no formulário disponível no link http://revistathemis.tjce.jus.br/index.php/THEMIS/user/register. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Os artigos devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os seguintes critérios: ser inéditos; ter título, resumo e palavras-chave em português e inglês; conter de dez a trinta páginas, no papel A4, Arial 12, espaçamento entrelinhas 1,5 e, nas citações longas, usar Arial 10, espaçamento simples, recuo do texto de 4cm; o resumo deve conter de 80 a 100 palavras.

Além disso, o articulista deve informar, abaixo do nome completo (sem abreviatura), dados referentes à titulação e afiliação acadêmica ou profissional, indicando por extenso o nome da instituição. O sistema adotado é autor-data. Comentários e outras anotações devem constar em notas de fim, e não como nota de rodapé. Será aceita apenas uma versão do artigo. O autor deve realizar toda revisão que julgar necessária, inclusive metodológica, ortográfica e gramatical antes da submissão.

Para conhecer as regras do Edital e saber mais detalhes sobre como formatar seu trabalho, dentro das normas editorais da publicação, CLIQUE AQUI.

INDEXAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
A Revista Themis possui a indexação internacional Latindex, que é um sistema de informação sobre as revistas de investigação científica, técnico-profissional e de divulgação científica e cultural editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. A ideia de criação da Latindex surgiu em 1995 na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). Para acessar a indexação da Themis no Latindex entre no site http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=19870.

Desde sua última edição, a Themis já vem procurando se adequar aos critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para a obtenção do selo Qualis, categoria B.

O Qualis-Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação, no que se refere aos artigos publicados em periódicos acadêmicos.

PARECERISTAS
Os interessados em colaborar com a Themis, na qualidade de pareceristas, podem se cadastrar no site http://revistathemis.tjce.jus.br, ou enviar email para [email protected], informando: nome completo, telefone, e-mails, titulação comprovada, afiliação institucional comprovada e link do currículo na Plataforma Lattes, do CNPq.

Os pareceristas ficam impedidos de submeter artigos no mesmo volume da Revista em que atuarem. Os pareceres devem ter obrigatoriamente a data de recebimento do artigo, da emissão do parecer e da comunicação do resultado do autor.

Mais Informações:
Telefone/fax: (85) 3218.6188 / 6156
E-mail: [email protected][email protected]

Fonte: TJCE