francisco da rochaA perda do ex-presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), desembargador Francisco da Rocha Victor, falecido na madrugada desta quarta-feira, 28 de setembro, motiva imenso pesar por parte da entidade. O magistrado, que atuou ativamente na ACM, presidiu a entidade no Biênio 2000-2001 e compôs a sua diretoria durante vários anos.

Natural de Baturité, Francisco da Rocha Victor ingressou na magistratura em 5 de novembro de 1966, quando foi nomeado Juiz de Direito da comarca de Guaraciaba do Norte. Na entrância inicial, atuou nas Comarcas de Santa Quitéria e Pacoti, nesta como titular. Trabalhou, ainda, nas Comarcas de Morada Nova, Russas e Fortaleza, respectivamente de 2ª, 3ª e entrância especial. Foi juiz titular da 8ª Vara Cível. Exerceu a função de Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.

No dia 13 de outubro de 1994 foi empossado desembargador. Foi Coordenador junto à Escola da Magistratura, relativamente à área cível, do 1.º Curso para Magistrados. É cidadão honorário do Município de Independência e Membro Acadêmico Honorário do Instituto dos Magistrados do Ceará. Presidiu o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) no biênio 2005-2006.

Em maio de 2006, o desembargador assumiu as atividades como governador do Estado em exercício. À época, o então governador Lúcio Alcântara teve que viajar à Europa. A vaga foi aberta para o presidente do Poder Judiciário do Estado do Ceará quando tanto o vice-governador, Maia Júnior , como o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcos Cals, declinaram à ascensão ao cargo sob pena de se tornarem inelegíveis para as eleições do referido ano.

O Fórum da Comarca de Quixeré, bem como os edifícios sede das Comarcas de Independência, Umirim e Juizado Especial Cível e Criminal de Baturité levam o seu nome.

Lamentando a perda inestimável para a justiça cearense, enlutada, a ACM se solidariza com familiares e amigos do magistrado que dedicou boa parte da sua vida à prestação jurisdicional e que contribuiu significativamente com o Poder Judiciário e o exercício da magistratura.

Velório
O velório ocorre, nesta quarta-feira, 28 de setembro, na Funerária Ternura, localizada na Rua Padre Valdevino, 2255 – Aldeota, com a missa de corpo presente realizada às 14h, no mesmo local. O sepultamento irá ocorrer às 16h, no Cemitério Jardim Metropolitano, situado no Sexto Anel Viário, s/n, Eusébio.

Com informações do TJCE