Forum_crato (2)O bicentenário da Comarca do Crato foi celebrado na sexta-feira, dia 1º de julho, em solenidade no Fórum Desembargador Hermes Parahyba, sede do Poder Judiciário no Crato. A Associação Cearense de Magistrados (ACM) prestigiou o evento. Estiveram presentes o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, o diretor administrativo, juiz Daniel Carvalho e o integrante do conselho fiscal, juiz Mauro Feitosa.

Na ocasião, à entrada do prédio do fórum, autoridades e convidados assistiram ao hasteamento das bandeiras e acompanharam a apresentação da Banda de Música Municipal do Crato. Já no auditório, os músicos do Cariri, Luciano Brayner & Trio, apresentaram músicas clássicas como “Ave Maria” (de Franz Schubert) e o tango “Por una cabeza”.

O diretor do Fórum Desembargador Hermes Parahyba, juiz ngelo Bianco Vetorazzi, declarou a relevância da ocasião. “Esse é um momento histórico. Abrange não só a diretoria mais os demais juízes e servidores da casa. Todos nós estamos muito honrados. Este é um fato único”.

A unidade judiciária bicentenária recebeu quatro honrarias, sendo elas: Diploma de Honra ao Mérito, outorgado pelo Instituto Cultural do Cariri; Medalha do Mérito Jurídico Dr. Raimundo de Oliveira Borges, conferida pela Ordem dos Advogados do Brasil subseção Crato; Medalha Reitor Antônio Martins Filho, concedida pela Universidade Regional do Cariri e Medalha do Mérito Bárbara de Alencar, outorgada pela Prefeitura Municipal do Crato. Antes, em sessão solene na Câmara Municipal, recebeu o Diploma do Mérito Legislativo.

A solenidade foi encerrada pela Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, um dos símbolos da cultura da região do Cariri, que completou 201 anos.

A comarca é a unidade judiciária localizada no Interior mais antiga da Justiça Estadual do Ceará e completou 200 anos no dia 27 de junho, data em que foi instituída pelo rei Dom João VI, em 1816.

Requerimento
A ACM vai requerer, junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), a elevação da unidade judiciária do Crato para a entrância final de jurisdição.

Entre as autoridades presentes, estavam a vice-governadora, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho; o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, representando a presidente do TJCE, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, além dos desembargadores Emanuel Leite Albuquerque, Heráclito Vieira de Sousa Neto, Paulo Airton Albuquerque Filho e Raimundo Nonato Silva Santos; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Albuquerque, e os deputados estaduais Ely Aguiar e José Ailton Brasil; o prefeito do Município do Crato, Ronaldo Gomes de Matos; o presidente da Associação Cearense da Magistrados (ACM), juiz Antônio Araújo, e mais 30 juízes de comarcas da Região do Cariri; integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e advocacia.

Com informações do Fórum Desembargador Hermes Parahyba.