IMG_0619_editA Associação Cearense de Magistrados (ACM) participou da sessão pública em que os 76 futuros juízes substitutos do Estado escolheram as comarcas nas quais irão atuar a partir do dia 25 de fevereiro. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12 de fevereiro, no auditório Dom Aloísio Lorscheider, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no Cambeba.

O primeiro contato oficial da associação com os futuros magistrados foi realizado na ocasião. A ACM levou informações, como a missão da entidade que representa os magistrados do Ceará e trabalha em prol da valorização e defesa da categoria.

Em seu discurso de abertura, a presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale, destacou a importância da magistratura para a sociedade e o sentimento por estar convocando os novos magistrados. “Hoje, quero dizer que acho que mais do que vocês, eu me sinto feliz e honrada em poder honrar o compromisso. Se eu não puder fazer mais nada na minha administração, já fiz, consegui chamar e empossar a todos os magistrados que o estado do Ceará precisa”, afirmou a desembargadora.

Esse é o maior número de juízes que tomarão posse de uma só vez no TJCE, o que representa um marco para o judiciário cearense. A escolha das comarcas foi realizada de acordo com a ordem de classificação no concurso. Do primeiro ao último, respectivamente, um a um, os 76 concursados foram optando pela unidade de preferência, dentre as disponíveis.

Mais e mais fortes
“Um sentimento de esperança”, definiu o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, ao expor o anseio da entidade com o preenchimento das comarcas, muitas vagas há mais de dois anos. Araújo destacou os ganhos para o jurisdicionado, pois “o estado do Ceará irá ficar quase que todo provido de magistrados”, declarou ressaltando que com mais juízes a classe ganha mais força e tem “mais ênfase para reivindicar os direitos e as prerrogativas da magistratura”.

A mesa foi composta pelo presidente da ACM, juiz Antônio Araújo; o coordenador do Grupo de Auxílio para o Descongestionamento de Processos do Interior, desembargador Francisco Gladyson Pontes; o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto; a presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale; o vice-presidente da ACM e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales e o Secretário Geral do TJCE, Pedro Henrique Genova.

Protagonistas

IMG_0589Sorriso no rosto e brilho nos olhos foram as marcas registradas no auditório Dom Aloísio Lorscheider, nesta manhã. Mesmo com histórias diferentes, os futuros magistrados, além da ansiedade, demonstravam um desejo comum: fazer justiça, por meio de uma boa prestação jurisdicional aos cearenses e contribuir para uma sociedade mais justa.

Antes do início da sessão pública, a paulista e futura juíza do Ceará, Brunna do Santos, estava com o mapa do Estado em mãos analisando a distância e a região das cidades onde poderia vir a trabalhar. Bruna disse que gostaria de ficar na região próxima a Sobral e que recebeu a bênção de assumir a comarca de Graça. Com experiência no meio jurídico – já foi assessora no Tribunal de Justiça do Paraná, exerceu advocacia e também lecionava Direito Penal – Brunna declarou que seu maior objetivo sempre fora a magistratura. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. A minha maior expectativa é fazer uma boa prestação jurisdicional à população do interior, que está carente de magistrados e nós chegaremos lá para fazer a diferença”, declarou.


IMG_0603_editO cearense Raynes Viana, que já é juiz em Pernambuco, declarou que sua maior alegria é a volta ao estado de origem. “É uma grande alegria estar retornando para casa. Com a experiência na magistratura no estado de Pernambuco já deu para eu sentir que essa é a carreira que escolhi e abracei para a vida. Mas retornei para casa e é alegria redobrada”, declarou.

“Fico muito feliz de chegar ao topo da carreira que sempre sonhei, que é o Judiciário cearense. Entrei como servidora e agora estou assumindo o cargo de juíza. Para o profissional, o grande passo é a concretização de um sonho, então espero fazer jus a essa oportunidade que Deus está me dando de conseguir trazer a pacificação social com tranquilidade e ajudar a fortalecer ainda mais o Judiciário cearense”, declarou a cearense Yanne Alencar. Analista judiciária do TJCE há cinco anos, atualmente trabalhava no gabinete do diretor de assuntos educacionais e culturais da ACM, juiz Ricardo Alexandre. Yanne destacou ainda que “Trabalhar com o Dr. Ricardo, em especial, pelo conhecimento, tanto do ponto de vista prático como o jurídico, vão de sobremaneira influenciar no meu desenvolver nessa nova comarca.”

O 98° classificado no concurso, André Arruda, foi o último a ser convocado e assumirá a comarca de Quiterianópolis. Pernambucano e analista judiciário do TJPE há oito anos, onde atua como assessor de uma juíza criminal, explicou que a sua expectativa para o ingresso na magistratura é “enorme para começar a trabalhar e prestar um serviço bom à magistratura cearense. Espero corresponder as expectativas que os cearenses e o Tribunal estão depositando em mim e prestar um serviço à população, que é quem mais precisa da justiça”.

Confira a lista de comarcas e os respectivos juízes, clicando aqui.

Cronograma
Como preparação para a posse, no dia 23 de fevereiro, às 14h, o TJCE promoverá palestra sobre a importância da Justiça para o sistema democrático brasileiro, que será realizada no auditório Dom Aloísio Lorscheider. O doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Gustavo Raposo Pereira Feitosa comandará a palestra. Os debatedores serão o desembargador Heráclito Vieira Neto e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Marcelo Roseno. Em seguida, a ACM ofertará um coquetel de boas-vindas aos novos juízes.

Os concursados tomarão posse no cargo de juiz no dia 25 de fevereiro, às 9h, em solenidade que será realizada durante sessão do Pleno do TJCE.