Esmec_Palestra_ConciliaçãoA Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) realizou, nessa quinta-feira (12/11), a palestra “Conciliação e Mediação sob o Prisma do Novo Código de Processo Civil (CPC)”. O evento foi conduzido pelo juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

O encontro fez parte das ações socioeducativas de preparação para a Semana Nacional da Conciliação e teve como objetivo disseminar a importância dos métodos consensuais de solução de conflitos para os segmentos estudantis. Participaram cerca de 40 estudantes do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Segundo o palestrante, o novo CPC veio para reconhecer e estimular a prática da mediação e conciliação. “É de grande importância mostrar às pessoas que o diálogo entre as partes é o melhor caminho para a resolução de qualquer conflito”, ressaltou. Ainda segundo o magistrado, os métodos alternativos de solução de conflitos são considerados uma nova prática de justiça social.

A abertura da palestra foi feita pela juíza Adayde Monteiro, titular da 24ª Vara Cível de Fortaleza e coordenadora do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos da Capital.

Fonte: TJCE