juizado da mulher(1)O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza está participando das atividades do Outubro Rosa. Um dos eventos aconteceu nessa sexta-feira (02/10), no Posto de Saúde Hermínia Leitão Lima, da Prefeitura de Fortaleza, localizado no bairro Quintino Cunha.

A psicopedagoga do Juizado, Raieliza Lôbo, proferiu palestra para 40 mulheres usuárias do sistema de saúde. Ela falou sobre a história da cearense Maria da Penha (que dá nome à Lei Maria da Penha), as formas de violência contra mulher e o caminho para denunciar o agressor.

Também destacou a importância das medidas protetivas, explicou sobre a rede de atendimento da mulher, além do trabalho desenvolvido pelo Ronda Maria da Penha e da distribuição do material psicoeducativo acerca da legislação. Na ocasião, uma das participantes, de 42 anos, disse que a palestra foi esclarecedora. “Eu não sabia que essas coisas que meu marido faz comigo é violência”.

A abertura da Semana da Unidade de Saúde foi conduzida pelo coordenador do posto, Leonel de Lima Júnior. Também participaram a diretora de nível intermediário, Edaniele Pereira e as enfermeiras da Regional I, Mary Grace de Araújo e Sandra Lima.

NÃO À VIOLÊNCIA
Para dar continuidade ao calendário de ações referentes ao Outubro Rosa, o Juizado participará, nesta terça-feira (06/10), às 8h, da XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Por um Mundo de Paz. Diga Não à Violência.

No encontro será ministrada uma palestra sobre Lei Maria da Penha, com a temática “Basta de Violência contra as Mulheres”, pela titular do Juizado, juíza Rosa Mendonça. O público alvo será as servidoras da unidade hospitalar.

Já no próximo dia 22 de outubro, na sede do Juizado, haverá uma abordagem sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), que será proferida por profissional da Regional I de Fortaleza.

Fonte: TJCE

Imagem via