IMG_1718_palestra_edit

Juiz Antônio Araújo em palestra para estudantes

O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Alves de Araújo, proferiu uma palestra para estudantes do ensino médio da Escola Estado do Amazonas, na tarde desta quarta-feira, 16 de setembro. O evento ocorreu no auditório Agenor Studart, do Fórum Clóvis Beviláqua, dentro da programação da I Semana Estadual do Júri.

O magistrado relatou um pouco da trajetória de vida dele até chegar à magistratura, como aconteceu a escolha da profissão e falou a respeito de alguns deveres dos juízes.

Em seguida, Araújo esclareceu dúvidas dos estudantes sobre Direito e assuntos relacionados a essa área, em um esquema de perguntas e respostas. Foram abordados temas como violência, maioridade penal, impunidade no Brasil e políticas públicas.

Também foi explicado como se dá o processo de julgamento de um homicídio, a pedido de uma estudante que comentou seu desejo de ser juíza. “Foi muito esclarecedor pra mim, porque eu tinha vontade de saber como era na realidade, tinha muitas dúvidas de como era feito o julgamento e eu quero seguir essa carreira”, disse Bárbara, de 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio.

Para Fabrício, 18 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, a clareza das explanações se destacou. “Para mim, o mais importante foi poder entender um pouco mais como funciona o Judiciário e a importância da sociedade nesse Poder”, declarou.

Os alunos estavam sendo acompanhados pela professora Riane Amaro, que ressaltou a relevância desse contato para desmistificar a ideia de que o Judiciário é distante da sociedade. “O importante foi quebrar essa barreira e eles perceberem que podem ter acesso sim e conhecer a estrutura da Justiça no Brasil”.

A juíza Adayde Monteiro Pimentel, titular da 24ª Vara Cível e coordenadora do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza, também falou aos estudantes sobre a realidade da profissão, como são os plantões dos juízes nas varas e descreveu o trabalho realizado nos mutirões para diminuir o número de processos em tramitações no Estado. “Nós queremos mostrar que os juízes não estão preocupados apenas com os julgamentos, eles também se preocupam com os seus jurisdicionados e querem que o jurisdicionado tenha conhecimento de como acontecem os julgamentos”, declarou a magistrada.

“Cada vez que um indivíduo, especialmente um estudante, passa a saber mais sobre o funcionamento do Judiciário, aumenta seu empoderamento como cidadão”, afirmou o juiz Antônio Araújo, valorizando a ação.

I Semana Estadual do Júri é uma iniciativa da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e do Grupo de Auxílio para a Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza. O presidente da ACM é um dos cinco juízes que apresentarão palestras como parte da ação social da Semana que é destinada aos estudantes de escolas públicas, cujo foco é intensificar a interlocução entre Judiciário e sociedade.