semana_juriAlunos do colégio Arquiteto Rogério Fróes, localizado no bairro Cidade 2000, receberam, na manhã desta quinta-feira (17/09), palestra da juíza Nismar Belarmino Pereira, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.

Na ocasião, a magistrada destacou a importância da ação. “Existem pessoas que não sabem definir bem o que é o Judiciário. Pensam que é um poder de repreensão e não sabem qual é o nosso propósito e a nossa meta. E esses encontros servem para mostrar realmente o nosso trabalho”, explicou. Também explanou sobre o funcionamento do Fórum, carreira de juiz e deu algumas orientações para interessados em atuar no ramo do Direito.

A estudante Lara Vitória Alves de Holanda sonha em fazer faculdade de Direito e aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre o funcionamento do Judiciário. “O que achei mais interessante foi como é feito um tribunal do júri”, contou.

PALESTRA NO FÓRUM
Na tarde dessa quarta-feira (16/09), o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Alves de Araújo, falou sobre temas como julgamentos do tribunal do júri, aparelho jurídico penal e violência. O encontro aconteceu no Fórum Clóvis Beviláqua e teve como público jovens da Escola Estado do Amazonas, do bairro Bela Vista.

O magistrado disse que a participação de juízes em palestras é uma iniciativa louvável da Diretoria do Fórum. “Esse é o caminho na busca da aproximação do Poder Judiciário e a sociedade”, ressaltou.

Ao final, a juíza Adayde Monteiro Pimentel, coordenadora do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza, também conversou com os adolescentes. “A base de tudo é a educação e a obediência à família. Sigam os conselhos dos seus pais e a orientação dos professores. Se estudarmos, seremos capazes de definir o que é melhor para nós”, enfatizou.

O coordenador da escola, Lino Martins, considerou “a iniciativa salutar, pois os alunos tiveram a oportunidade de ver que os juízes não são seres inatingíveis”. Também elogiou a metodologia utilizada porque “o juiz deixou os adolescentes à vontade para participar”.

Para Venuilton Oliveira, do 3º ano do Ensino Médio, a explanação despertou o interesse na área de Direito e também educou politicamente os estudantes sobre questões como a redução da maioridade penal. “Nós, que somos jovens, precisamos saber mais a respeito do assunto. A palestra ajudou a ter mais conhecimento para defender argumentos, sejam a favor ou contra”, reconheceu o adolescente de 17 anos, que também é estagiário da 13ª Vara Cível da Capital.

Os encontros fazem parte de ação social promovida pela Diretoria do Fórum, em parceria com o Grupo de Auxílio, e são realizadas durante a I Semana Estadual do Júri, que ocorre até esta sexta, dia 18.

O trabalho inclui palestras de juízes em escolas, e visitas de alunos ao Fórum para assistirem a julgamentos de júri. A organização é da Seção de Capacitação do Fórum, e tem apoio da ACM, Ministério Público e Defensoria Pública.

 

Fonte: TJCE