desembargadores_comendaOs desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Francisco Barbosa Filho e Francisco Gladyson Pontes serão agraciados, nesta quarta-feira (23/09), às 19h30, com a Medalha Boticário Ferreira, a mais alta condecoração da Câmara Municipal de Fortaleza. A solenidade de entrega acontecerá no Plenário da Câmara de Fortaleza.

A iniciativa é do vereador Joaquim Beserra da Rocha Filho (PV) que, em discurso de saudação aos homenageados, vai evidenciar a trajetória profissional dos desembargadores. Francisco Barbosa Filho é o atual presidente da 5ª Câmara Cível, e Francisco Gladyson Pontes presidente da 3ª Câmara Cível.

MÉRITO
O nome da comenda homenageia Antônio Rodrigues Ferreira, o “Boticário Ferreira”, político que se destacou como bom administrador quando exerceu o cargo de prefeito de Fortaleza, no período de 1843 a 1859, cargo que exerceu até sua morte. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1799.

A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços à coletividade, e exemplos de dedicação ao serviço público.

HOMENAGEADOS
FRANCISCO BARBOSA FILHO – é natural de Jaguaruana e nasceu em 1º de setembro de 1948. É filho de Francisco Barbosa de Oliveira e Hilda Moreira Barbosa. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). É desembargador do Tribunal desde 18 de novembro de 2009 e preside a 5ª Câmara Cível.

Ingressou na magistratura em 23 de janeiro de 1981, como juiz substituto da Comarca de Pedra Branca. Atuou como juiz eleitoral das comarcas de Pedra Branca, Independência, Mombaça, Iguatu e como juiz auxiliar de Russas, além de responder pelas comarcas de Limoeiro do Norte, Jaguaretama, Alto Santo, Jaguaruana e Iguatu.

Foi promovido para Comarca de Fortaleza em 1987, onde desempenhou funções na 18ª Vara Cível e 2ª Zona Eleitoral. Também presidiu Juntas Eleitorais em todas as eleições realizadas no período de setembro de 1987 a novembro de 2009, e assessorou a Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, de 1989 a 1990 e de 1995 a 1996.

FRANCISCO GLADYSON PONTES – também é natural de Jaguaruana e nasceu em 8 de janeiro de 1952. É filho de Genésio Mateus Pontes e Maria Zilda Pontes. O magistrado é casado com Maria Lucineide Moura Pontes, com quem tem três filhos: Francisco Gladyson Pontes Filho, Alan Breno Moura Pontes e André Diego Moura Pontes.

É formado em Direito pela UFC, e tem MBA em Gestão Estratégica: Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas, e pós-graduação em Processo Civil, pela Faculdade Farias Brito.

Presidiu a Comissão do Concurso de Magistrados do Tribunal de Justiça em 2014; é membro da Comissão de Estudo e Atualização do Regimento Interno do Tribunal, e supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciáriol.

É, ainda, coordenador da Central de Conciliação do 2º Grau do Poder Judiciário. É desembargador desde 10 de janeiro de 2011, ingressando pelo quinto constitucional, na vaga destinada aos advogados. Atualmente preside a 3ª Câmara Cível.

Fonte: TJCE