palestra_edson_queirozO juiz Fernando Luiz Pinheiro Barros, titular da 7ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, ministrou palestra, na manhã desta quarta-feira (16/09), para estudantes da escola pública Dom Antônio de Almeida Lustosa, no bairro Edson Queiroz. A iniciativa faz parte da I Semana Estadual do Júri, que acontece em todo o Estado até esta sexta-feira (18/09).

De acordo com o magistrado, “é importante que o Poder Judiciário mantenha um relacionamento mais próximo com a sociedade, esclarecendo qual é a sua função, desfazendo mitos e ajudando os alunos a descobrirem sua vocação para o Direito”.

Cerca de 300 estudantes estiveram presentes na quadra poliesportiva do colégio para acompanhar a palestra. Na ocasião, Fernando Luiz falou sobre o funcionamento do Judiciário e deu detalhes de como funciona um tribunal do júri. Em seguida, ele respondeu, de forma simples e objetiva, perguntas sobre temas como aborto, maioridade penal, corrupção, drogas e crimes ambientais.

“Essa palestra foi muito legal porque esclareceu temas que a gente vê na televisão e passa batido, como por exemplo a forma como são julgadas as contas públicas”, disse Diego Costa Farias, estudante do 3º ano do ensino médio.

Outro que aprovou o encontro foi o coordenador da instituição, Erasmo Belarmino da Silva. Para ele, “todo cidadão deve conhecer a forma de organização do Estado em todas as suas instâncias. E, a partir daí, ele vai entender a democracia dentro da sua essência, onde pode cobrar as autoridades e exercer a sua cidadania”.

O projeto é da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e do Grupo de Auxílio para a Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza. A Seção de Capacitação do Fórum é responsável pela logística e organização.

 

Fonte: TJCE