A abertura do encontro foi realizada pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Comitê Estratégico do Poder Judiciário

A abertura do encontro foi realizada pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Comitê Estratégico do Poder Judiciário

Magistrados, servidores e gestores do Poder Judiciário do Ceará (TJCE) participaram, nesta segunda-feira (06/07), de evento de divulgação do Plano Estratégico 2015-2020. Na ocasião, também foi possível esclarecer dúvidas e trocar experiências sobre boas práticas.

A abertura do encontro foi realizada pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Comitê Estratégico do Poder Judiciário. “O propósito maior de envidar esforços na elaboração de um plano estratégico são os ganhos que podem ser obtidos nos serviços prestados pela instituição. A melhoria das atividades depende do alcance dos objetivos traçados, de forma que todo o trabalho se reverta de fato em benefícios para a sociedade”, afirmou.

Ainda segundo a desembargadora, o processo de confecção do plano foi enriquecedor, marcado pela colaboração tanto do público interno quanto externo. Entretanto, o sucesso do trabalho vai depender da prática cotidiana e da disposição de magistrados e servidores em “fazer no dia a dia a parte que cabe a cada um”.

Para sensibilizar sobre a importância da fase de execução do plano, o evento contou com a palestra “Os desafios da execução estratégica”, ministrada pelo professor Fernando Coutinho, integrante da Parceria Consultores. O palestrante explicou que o principal desafio é, justamente, tirar o plano do papel e transformar o que foi planejado em ações concretas. Ele falou sobre a metodologia de acompanhamento por metas e indicadores, mostrando pesquisas que comprovam a eficácia da avaliação estratégica no alcance de resultados.

Em seguida, os servidores Roberta Jucá e Leonel Oliveira, da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag), apresentaram o Plano Estratégico 2015-2020. O secretário da Seplag, Joaquim Neto Cisne, incentivou a consulta periódica ao documento, que está disponível no endereço www7.tjce.jus.br/portal-conhecimento/plano/.

Para o juiz auxiliar de Maracanaú, Edisio Meira, a inciativa foi de grande importância, sobretudo pelo fator motivacional. “Esperamos, ao final do período de execução do plano, ver uma mudança significativa do Poder Judiciário cearense em geral, com melhoria em todos os índices de desempenho. Se houver o comprometimento de todos os juízes e servidores, com certeza o Tribunal dará um grande salto de qualidade”, declarou.

 

Fonte: TJCE