O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre o Poder Judiciário e a entidade

O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre o Poder Judiciário e a entidade

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, recebeu, nesta terça-feira (14/07), o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa. O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre o Poder Judiciário e a entidade. “Estamos mantendo nossa política de diálogo com todas as instituições. Não poderíamos deixar de receber o presidente da AMB para debater assuntos de interesse dos magistrados”, destacou a desembargadora Iracema Vale.

João Ricardo ressaltou a boa relação da AMB com o Tribunal de Justiça do Ceará e enalteceu o trabalho realizado pela chefe do Judiciário cearense. “A desembargadora Iracema não nos surpreende porque tem um histórico de alta densidade democrática. É uma pessoa que aposta no diálogo, como nós, e na reunião pudemos ver o quanto isso é importante. Foi um encontro de parceiros que ratificam essa parceria e se comprometem a lutar para melhorar a Justiça Brasileira”.

Um dos principais desafios, segundo o magistrado, é reduzir a quantidade de processos que tramitam em todo o país. “No Brasil, o litígio se tornou normal. A Justiça é quase um departamento de empresas privadas que não garantem direitos básicos dos consumidores”, explicou. Para o juiz, é necessário investir na realização de audiências de conciliação e também promover o julgamento de ações coletivas. Ele ainda afirmou que está sendo estudada a criação de centros de inteligência para acompanhar o trabalho desempenhado pelas agências reguladoras de serviços.

O presidente da AMB também salientou a importância de manter atrativa e dinâmica a carreira. No Ceará, existem cerca de 400 magistrados na ativa, entre juízes e desembargadores. De acordo com a Presidência do TJCE, pelo menos 80 novos juízes, aprovados no último concurso, devem ser convocados.

Também participaram da reunião os desembargadores Lisete de Sousa Gadelha e Raimundo Nonato Silva Santos; os juízes Ricardo Barreto, vice-presidente da AMB; José Maria dos Santos Sales, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua; Cléber de Castro Cruz, auxiliar da Presidência do TJCE; Antônio Alves de Araújo, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM); Ana Cleyde Viana de Souza, 1ª secretária da ACM; Irandes Bastos Sales, 1º Tesoureiro do ACM; e Francisca Francy Maria da Costa Farias, diretora de Patrimônio e Finanças da ACM.

Curso na Esmec
A presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale, fará abertura oficial do curso de Direito Internacional dos Direitos Humanos, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A solenidade será nesta terça-feira, às 19h, no auditório da Instituição. Logo em seguida, haverá a palestra “O papel do sistema de justiça na efetivação dos Direitos Humanos”, que será proferida pelo presidente da AMB, juiz João Ricrdo dos Santos Costa.

A capacitação, destinada aos magistrados, tem carga horária de 25h/a e seguirá até a próxima sexta-feira (17/07). Serão abordados os seguintes temas: “Tortura”, “Violência de Gênero” e “Violência Racial”. A iniciativa é da Escola Nacional de Magistratura (ENM) em parceria com a Esmec, e tem o apoio da AMB E ACM.

 

Fonte: TJCE