Imagem_Diretas_2A magistratura de Roraima registra um dia histórico com a aprovação das eleições diretas para os dirigentes do Tribunal de Justiça do estado. A votação aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) e foi unânime. Os cinco desembargadores manifestaram-se a favor do voto paritário para todos os juízes, inclusive os não-vitalícios.

O presidente da Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr), Parima Dias Veras, destacou o trabalho contínuo e incansável dos magistrados que atuam no estado: “Tivemos uma mobilização maciça dos associados. Conseguimos construir essa unidade conversando com cada desembargador”, ressaltou.

Veras comemora a vitória, frisando que a decisão reflete o momento de valorização do 1º grau, e lembra que a conquista trará democracia ao Judiciário. “Desejo que a nossa associação, mesmo sendo pequena, sirva de exemplo para os demais tribunais”, sintetizou.

O desejo é compartilhado pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa: “A magistratura roraimense está de parabéns por abrir as portas da democracia para os tribunais estaduais brasileiros. Vamos comemorar e brindar essa vitória que Roraima oferece para toda a magistratura brasileira”, disse.

Com o menor Tribunal de Justiça do Brasil, Roraima tem um quadro de 42 juízes. As eleições diretas passam a valer no ano que vem, quando será definido o novo grupo de gestores.

AMB na luta pelas eleições diretas
Em março deste ano, a Associação dos Magistrados Brasileiros participou de mobilização pelas eleições diretas nos tribunais, com um ato no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Mais de 100 juízes e desembargadores participaram da manifestação. A campanha da entidade começou em março de 2014, com ações conjuntas em diversos estados brasileiros e forte atuação das associações estaduais de magistrados.

 

Fonte: AMB