TJCE_posse26052015b

Solenidade de posse

As magistradas Lígia Andrade de Alencar Magalhães e Lira Ramos de Oliveira foram empossadas como desembargadoras na terça-feira, 26 de maio, em sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Com isso, a quantidade de mulheres no 2º grau passou para 15, o que corresponde a um terço dos 43 cargos de desembargadores da justiça estadual cearense.

Prestigiaram a ocasião, familiares, amigos e autoridades, como o governador do Estado, Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque; o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Araújo; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado; o vereador Benigno Júnior, representando o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; a secretária geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará (OAB-CE), Roberta Vasques; e o vereador Salmito Filho.

A presidente do TJCE, desembargadora Iracema do Vale, conduziu a solenidade e enalteceu as colegas. “São duas excelentes magistradas que irão engrandecer o Tribunal de Justiça”.

TJCE_posse26052015

Ricardo Machado, Lira Oliveira, Antônio Araújo, Iracema do Vale, Camilo Santana e Lígia Andrade

A desembargadora Lígia Andrade discursou representando as empossadas. Em sua fala, destacou o desafio de “transformar o Judiciário cearense num pilar da cidadania, caracterizado pela qualidade de suas decisões, pela acessibilidade e celeridade na prestação jurisdicional”.

O presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, valorizou o crescente protagonismo feminino. “A posse das novas desembargadoras, colegas Lígia e Lira, demonstra como as mulheres vêm galgando cada vez mais posições de destaque nos órgãos de poder do Ceará, o que é muito bom para o Estado Democrático de Direito e para a sociedade”, pontuou.

Lígia Andrade e Lira Oliveira foram eleitas, respectivamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento, assumindo os cargos abertos em virtude da aposentadoria dos desembargadores Rômulo Moreira de Deus e Paulo Camelo Timbó. A escolha ocorreu na sessão do Pleno do TJCE realizada em 21 de maio.

Desembargadoras do TJCE
Francisca Adelineide Viana
Helena Lúcia Soares
Lígia Andrade de Alencar Magalhães
Lira Ramos de Oliveira
Lisete de Sousa Gadelha
Maria de Fátima de Melo Loureiro
Maria Edna Martins
Maria Gladys Lima Vieira
Maria Iracema Martins do Vale
Maria Iraneide Moura Silva
Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Maria Vilauba Fausto Lopes
Sérgia Maria Mendonça Miranda
Tereze Neuman Duarte Chaves
Vera Lúcia Correia Lima

 

Com informações do TJCE (link 1link 2)