IMG_0526_edit

Antônio Araújo, Anselmo de Lima, Renato Pedrosa e Denis Concordel

O intuito de impulsionar a justiça restaurativa no Ceará está mobilizando várias instituições e é o eixo de um protocolo de cooperação que será celebrado em breve e do qual a Associação Cearense de Magistrados (ACM) será signatária. O assunto motivou uma visita à ACM, na manhã de 28 de maio, do delegado da Terre des hommes Brasil, Anselmo de Lima, do diretor executivo Tdh, Renato Pedrosa, e do diretor executivo da Tutator Foundation, Denis Concordel. A Tdh é uma das articuladoras da iniciativa.

Na ocasião, os representantes da Tdh destacaram que a ideia é começar a aplicar a justiça restaurativa nas áreas da infância e juventude. Desse modo, o protocolo será assinado durante o “Encontro Cearense de Justiça Juvenil”, que acontecerá de 1º a 3 de junho, em Fortaleza.

Segundo Anselmo de Lima, o objetivo é que após a assinatura do protocolo, prevista para a manhã do dia 3, seja desenvolvido um programa com efeitos práticos. De acordo com Renato Pedrosa, busca-se a adesão dos juízes para a formatação inicial do programa, que será uma ampliação do “Justiça Já”, o qual já conta com adesão da Defensoria Pública e do Ministério Público.

O presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, garantiu o apoio da entidade e a mobilização dos juízes das varas de infância e juventude do estado. “A ACM é parceira em todas as ações que visem minimizar esse estado de coisas de violência envolvendo a juventude. É salvando os adolescentes que a gente salva os adultos”, assinalou.

Durante a reunião, Denis Concordel falou sobre uma experiência de sucesso na implantação da justiça restaurativa junto aos jovens em conflito com a lei na Nicarágua.

 

Serviço
Encontro Cearense de Justiça Juvenil
Período: 1º a 3 de junho
Locais:
Dia 1º – Escola Superior do Ministério Público (Rua Assunção, 1.200, José Bonifácio)
Dias 2 e 3 – Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Água Fria)
Inscrições gratuitas: http://www.mpce.mp.br/esmp/cursos.asp
Programação completa: http://www.tdhbrasil.org/midia/noticias/267-programacao-do-encontro-cearense-de-justica-juvenil

 

05_Encontro_Cearense_de_Justica_Juvenil_dia2

SEMINÁRIO BRASILEIRO DE JUSTIÇA JUVENIL