gilmaise_premio_patricia_acioli

Gilmaíse Mendes recebendo o prêmio das mãos da ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, tem um motivo especial para ser celebrado neste ano. A ONG do Ceará Associação Casa de Afonso e Maria (Acam), que é apoiada pela Associação Cearense de Magistrados (ACM), foi agraciada com o III Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Diretos Humanos, recebendo o 2º lugar na categoria Práticas Humanísticas com o Projeto Cultura de Paz e Cidadania.

A premiação é uma iniciativa da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). A distinção foi entregue em solenidade no dia 17 de novembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ).

Trabalho social
A Acam existe desde 2010, propiciando a 287 crianças e adolescentes de famílias carentes do bairro Vicente Pinzón atividades no contra turno escolar, como balé, futebol, leitura em biblioteca, música (flauta, violão e coral), karatê, capoeira, palestras, além de oficinas de geração de renda para os familiares dos atendidos. A entidade é presidida pela juíza aposentada Gilmaíse Mendes.

Premio-DH1MAo envolver os jovens em atividades esportivas e artísticas, o projeto age na formação cidadã ao mesmo tempo em que os distancia do mundo do crime. “A ocupação vai sedimentando uma cultura de paz e cidadania. O reconhecimento significa que estamos no caminho certo. Queremos que o empoderamento das famílias seja ainda maior em 2015”, destaca Gilmaíse Mendes.

Balé da Acam fará apresentação
Em breve, será possível conferir uma apresentação das crianças que compõem o balé da Acam. Elas encenarão o espetáculo “Sonhos”, no dia 13 de janeiro, às 20h, no Teatro SESC Iracema, com entrada gratuita. E em outra ocasião, no dia 15 de janeiro, às 18h, no Clube dos Magistrados.

Busca por doações e voluntários
acamAtualmente, a Acam precisa de doações para custear a obra de construção de duas novas salas. A ampliação é necessária para abrigar materiais doados pela Central do Dízimo Pró-Vida, de Santos (SP): computadores, mesas e estantes que vão compor um laboratório de informática para as crianças.

Abaixo, seguem informações para os interessados em ajudar por meio de contribuição financeira. A entidade também recebe doações de itens de vestuário e está aberta aos que queiram auxiliar como voluntários.

 

Associação Casa de Afonso e Maria (Acam)
Endereço: Rua Dr. Antônio Carneiro, 763, Vicente Pinzón. (85) 3262-7972
Contato: Gilmaíse Mendes (presidente) – (85) 8890-9082, (85) 9909-6230, e-mail [email protected]
Doações: Caixa Econômica Federal, agência 1559, op. 003, conta 5582-1. A entidade também recebe roupas, bolsas, calçados etc. para a realização de bazares

 

Imagem: reprodução de matéria do RJTV 1