IMG_8922b

Associados ouviram o promotor do MP-RN, Manoel Onofre, na sede da ACM

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) realizou na sexta-feira, 7 de novembro, a palestra “Gestão Pública e incrementação orçamentária de resultados. Estratégias e ações existosas na condução do MP-RN”, que foi proferida pelo promotor de justiça da infância e juventude de Natal (RN), Manoel Onofre de Souza Neto. O evento aconteceu na sede da associação e contou a presença de associados.

A diretoria da ACM foi representada pelo vice-presidente, juiz José Maria dos Santos Sales, que iniciou a palestra. Em seguida, foi a vez do palestrante, Manoel Onofre, falar a respeito da sua experiência à frente do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O promotor relatou as diversas estratégias que usou para melhorar o orçamento e a atuação do MP naquele estado.

O promotor afirmou que todas as ações foram concebidas em um planejamento estratégico detalhado. Destacou, ainda, a importância da capacitação de pessoal para que as estratégias funcionem. “Planejamento tem que ter uma equipe muito boa para fazer valer o planejamento”, destacou o promotor.

As estratégias explanadas por Manoel Onofre levantaram alguns questionamentos entre os expectadores sobre como poderiam ser aplicadas no judiciário cearense, em especial o uso das mídias sociais.

No encontro, também foram abordados temas que já vem sendo discutidos pela ACM, como a segurança nas comarcas e a valorização do primeiro grau da magistratura.

O idealizador do evento, juiz José Hercy Ponte de Alencar, fez uma avaliação positiva da palestra. “Foi muito produtiva, pois todos nós pudemos aprender um pouco mais sobre orçamento público, incrementação orçamentária, gestão, projetos, metas e planejamento estratégico. Acho que essa troca de experiência é muito boa, pois bons exemplos devem ser copiados. Principalmente exemplos existosos, como o caso do Ministério Público do Rio Grande do Norte”, declarou o juiz.

O promotor de justiça, Manoel Onofre, finalizou o evento falando sobre como o judiciário cearense pode iniciar suas estratégias. “Em primeiro momento, deve-se trabalhar com profissionalização da gestão, dando respostas a sociedade, buscando estratégias que impactem no Poder Judiciário e tudo isso é em base no incremento orçamentário; para que, de fato, os projetos e ações venham a ser realizados. Isso pede um planejamento e uma gestão estratégica para que a gente otimize os recursos e consiga dar as respostas que a sociedade espera”, finalizou.

Para o vice-presidente da ACM, juiz José Maria Sales, o evento foi muito válido pela temática. “Devem haver outros encontros semelhantes, pois se trata de orçamento e o Poder Judiciário precisa de aperfeiçoamento nessa área”.

Veja mais imagem na fotogaleria, clicando aqui.