juiz_Neuter_edit

Juiz Neuter Dantas na linha de chegada

O juiz corregedor-auxiliar da Justiça do Ceará, Neuter Marques Dantas Neto, filiado à Associação Cearense de Magistrados (ACM), correu na 44ª Maratona de Nova York, realizada no dia 2 de novembro. Ele completou os 42km e 195m do percurso em 04:37:19. Pela marca, o magistrado ainda figurou na lista que o jornal New York Times publicou com os nomes de quem cumpriu o trajeto abaixo de 5h.

O maior desafio da prova para o juiz, que se dedica à corrida de rua desde 2006, foi o frio. O termômetro marcava 5 graus, com sensação térmica de 2 graus negativos devido ao vento. Por isso, foi considerada pela organização do evento a edição mais difícil da maratona dos últimos 30 anos.

A preparação fez toda diferença. Há um ano, o juiz começou a correr focado na Maratona de NY; com treinos três vezes por semana, a partir de 4h30 até 7h30 ou após o expediente, até 22h. Tudo isso no Cambeba, vizinhança da Corregedoria, onde atua. “Embora o volume de trabalho seja imenso, quando se quer, a gente consegue tempo para fazer as coisas que gosta. E a atividade física é muito importante para a saúde física e mental nessa profissão, que é estressante”, analisa Neuter Dantas.

Até então, ele havia corrido em provas com, no máximo, 10km, como a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento de Fortaleza, na qual sempre participa apoiado pela ACM. Sobre a disposição ao esporte e a progressão de desafios, o magistrado lembra a frase de um dos maiores representantes do atletismo, Emil Zatopek, apelidado de “Locomotiva Humana”: “Se você quer correr, corra uma milha. Se você quer experimentar outra vida, corra uma maratona”.

E o juiz atleta já se empolga para a próxima, pretende estar na Maratona de Londres 2015.

Conterrâneos – Havia 50.869 inscritos 44ª Maratona de Nova York. Concluíram a prova 50.564, sendo 520 brasileiros.

Juiz_Neuter_NYT

O nome do atleta na listagem publicada pelo jornal New York Times