A Associação Cearense de Magistrados (ACM) promoveu um encontro com o candidato a governador do Ceará, Camilo Santana (PT), na tarde de 10 de outubro, na sede da entidade. Também compareceu a vice da chapa, Izolda Cela (Pros). O objetivo da iniciativa foi conhecer e discutir o posicionamento do postulante em questões como a relação entre os poderes executivo e judiciário, a autonomia financeira deste último e a segurança.

ACM_CamiloSantana

Juiz José Maria Sales (vice-presidente da ACM), Camilo Santana, juiz Antônio Araújo (presidente da ACM) e Izolda Cela

Na ocasião, o petista afirmou que, caso eleito, criará uma equipe com integrantes do governo e do judiciário visando fazer planejamentos anuais referentes ao orçamento da área. Apesar de admitir não ter números sobre a justiça, reconheceu problemas e a necessidade de solucioná-los. “Concordo que é preciso melhorar os investimentos no judiciário, implementar essa questão do duodécimo, que é um debate antigo, me comprometo a sentar com a categoria, com o Tribunal de Justiça pra discutir, precisamos muito da Assembleia Legislativa para garantir”, disse Camilo.

O candidato também se mostrou apoiador da valorização da entrância inicial. “Precisamos olhar muito o 1º grau da justiça, as comarcas do interior, a falta de estrutura para o juiz trabalhar. Sei disso porque tem comarca que funciona por causa do apoio que o prefeito dá (cedendo funcionários)”. Magistrados que atuam no interior pontuaram que cerca de 80% da força de trabalho das comarcas é cedida pelas prefeituras, quando deveriam ser servidores concursados. Outros pontos defendidos por Camilo foram concursos para mais juízes e para assessores de juízes.

IMG_8688

Magistrados conversam com Camilo Santana

Camilo Santana comentou, ainda, sua pretensão de fazer uma gestão de diálogo e alinhada com os princípios de independência entre os poderes executivo, judiciário e legislativo. “Quero me colocar à disposição de voltar aqui como governador, sentar aqui com vocês e recebê-los também no governo para que a gente possa conjuntamente construir e dentro dos limites e das possibilidades que o governo tem”, afirmou.

Ao final, o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, agradeceu a presença dos candidatos, dos integrantes da diretoria e demais magistrados. “Foi uma tarde histórica, estamos felizes e certos de que, se os senhores forem eleitos, nós teremos um diálogo franco, cordial e aberto entre o poder executivo e o judiciário. E isso só trará benefícios incalculáveis para a população do Ceará”, concluiu Araújo. Essa é a primeira eleição em que a ACM está promovendo reuniões com candidatos a governador do Ceará, visando arregimentar apoio para melhorias no judiciário estadual.

Concorrente
A ACM buscou agendamento com o candidato Eunício Oliveira (PMDB), por meio de contato com a assessoria dele, e está aguardando resposta.

Veja mais imagens do evento na fotogaleria, clicando aqui.