acm_eleicoes_2014A diretoria da Associação Cearense de Magistrados (ACM) realizará uma reunião com o candidato a governador do Ceará, Camilo Santana (PT), nesta sexta-feira, 10 de outubro, às 14h, na sede da entidade. O objetivo é conhecer e discutir as propostas dele referentes à relação entre os poderes judiciário e executivo à segurança.

“Precisamos saber o posicionamento do candidato sobre a necessidade de o governador, como poder executivo, dialogar com o judiciário e, em sintonia com o princípio de independência e harmonia entre poderes, apoiar a aprovação integral do orçamento do judiciário ou, pelo menos, fazer menor corte de recursos. Os cortes feitos a cada ano são grandes causas das atuais deficiências do judiciário cearense, de recursos humanos a estrutura, o que compromete a celeridade da entrega da justiça à população”, afirma o juiz Antônio Araújo, presidente da ACM.

Na área da segurança, serão abordadas tanto políticas públicas quanto a proteção de fóruns e aplicadores do direito num contexto alarmante. Houve mais de 20 casos de atos de violência contra fóruns e juízes desde 2012 (roubos, furtos, ameaças etc.).

A ACM entrou em contato com o candidato Eunício Oliveira (PMDB), por meio de sua assessoria, e está aguardando resposta.

Recursos humanos
As melhores condições buscadas pelos magistrados para o judiciário são relevantes, por exemplo, para solucionar a carência de pessoal. Segundo o presidente da ACM, é preciso tanto preencher os cargos existentes que estão vagos (faltam 96 juízes) quanto criar novos (diante da alta demanda pela justiça, Araújo estima que é necessário instituir cargos de, pelo menos, 50 juízes e 300 servidores).

Diálogos no 1º turno
No primeiro turno das eleições, a ACM convidou os  candidatos para debater com a diretoria da instituição. Ailton Lopes (Psol) compareceu no dia 19 de setembro e no dia 22 foi a vez de Eliane Novais (PSB).

Reunião com o candidato Camilo Santana (PT)
Data: 10 de outubro (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Sede da Associação Cearense de Magistrados (ACM), à Av. Santos Dumont, 2626, sala 1307, edifício Plaza Tower, Aldeota