outubro rosa acmA Associação Cearense de Magistrados (ACM) aderiu ao “Outubro Rosa”, campanha nacional que visa alertar e conscientizar a sociedade e, em especial, as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Representando a adesão, a ACM aplicou a cor da campanha, rosa, no layout do site institucional e no perfil do Facebook. O laço símbolo do movimento também está no site, ao lado do logotipo.

Diversos órgãos do poder judiciário apoiam a iniciativa, além de outras organizações públicas e empresas privadas. São comuns fachadas e monumentos com a iluminação rosa.

Autoexame
O Outubro Rosa pretende disseminar o autoexame como hábito regular importante na detecção precoce do câncer de mama e diminuição da mortalidade pela doença. No Brasil, em 2014, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que ocorram 57.120 novos casos de câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no país. A taxa de mortalidade ainda é alta, comparada a dos países desenvolvidos, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado.